Artistas de ascendência libanesa realizam exposição em homenagem às suas raízes
Um dos formadores da história e cultura de Campo Grande, o povo libanês, ganha uma exposição de arte na Capital. A exposição coletiva intitulada “Os Ramos do Cedro” traz obras de artistas descendentes de libaneses. A vernissage acontece na próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, às 20h, na Art Galeria Mara Dolzan. A mostra permanece […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um dos formadores da história e cultura de Campo Grande, o povo libanês, ganha uma exposição de arte na Capital. A exposição coletiva intitulada “Os Ramos do Cedro” traz obras de artistas descendentes de libaneses. A vernissage acontece na próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, às 20h, na Art Galeria Mara Dolzan. A mostra permanece até o dia 28 de dezembro.
Participam da exposição a artista plástica Ana Karla Zahran, o arquiteto e também artista plástico Luis Pedro Scalise, o renomado e premiado fotógrafo Marcelo Buainain, e a artista plástica Therezinha Trad.
Registro das famílias libanesas
A ideia do tema surgiu após uma conversa entre a Marchand e curadora Mara Dolzan e o cineasta Miguel Horta que produziu recentemente um registro pessoal sobre as famílias libanesas em Mato Grosso do Sul, e a convidou para assumir a produção executiva do projeto. Assim, puderam observar que apesar de ser uma colônia com muitos imigrantes, ainda se tem poucos acervos sobre estas famílias.
Conforme o cineasta, a produção do vídeo iniciou há 15 anos, quando observava lojas de famílias libanesas e criou afinidade pela cultura, quando começou a estudar mais sobre, pois achou interessante o fato de a população de imigrantes no Brasil, ser maior que a população do Líbano. Após se apaixonar por esta cultura, se inspirou a realizar estes registros que servirão de base para um filme que está sendo produzido, contando a história de todas as famílias libanesas de Campo Grande.
Assim, Mara decidiu reunir personalidades oriundas de famílias libanesas e criar a exposição “Os Ramos do Cedro” que também vai celebrar os 113 anos da Independência Libanesa comemorada neste mês de novembro em Mato Grosso do Sul. O nome da mostra faz referência a árvore que é símbolo do país, estampando inclusive a bandeira nacional. O vídeo produzido por Miguel Horta, que leva o nome da exposição, também será exibido no local.
Os artistas
O fotógrafo Marcelo Buainain declara que especificamente para este trabalho buscou estabelecer a tentativa de um diálogo entre as imagens que pudessem dar uma ligeira dimensão sobre os personagens e a riqueza da cultura e tradição libanesa. Trata-se de uma seleção com 8 imagens, em preto e branco, fotografadas em negativo, sistema analógico, no início da primeira de década de 2000.
Renomado por suas obras de arquitetura, Luis Pedro Scalise preparou especialmente para a exposição grandes telas exclusivas com fragmentos de letras árabes.
Ana Karla Zahran se apresenta como ilustradora daquilo que sente: em aquarelas, guaches, acrílicas e papel machê. Sendo que seu trabalho resulta da maneira que enxerga o mundo, através de variadas referências. Descendente de libaneses também se define genética e culturalmente, porque o libanês é um imigrante que se integra sem nostalgia ao país que escolhe viver.
Com um belo trabalho feito em óleo em tela e areia especial, Therezinha Trad apresenta todo seu amor pela cultura libanesa, uma homenagem ao seu eterno companheiro Nelson Trad, de origem libanesa, e seus familiares, unindo carinho e respeito pela cultura.
Galeria Mara Dolzan
Em 2018, a Galeria Mara Dolzan comemora 34 anos de atividade no cenário da arte, mais de três décadas como um ponto de convergência de artistas em geral e apreciadores de arte em Mato Grosso do Sul, tornando-se referência nacional em diversos períodos, sendo citada como uma das melhores galerias do país pela revista Casa Vogue.
Pioneira na arte de divulgação de artistas regionais, nacionais e internacionais, sempre teve refinamento e variedade nas obras e exposições o que a tornou uma das mais conceituadas do Brasil. A galerista Mara Dolzan define o espaço como um ambiente dedicado à experimentação e estética em geral, cujo objetivo é intercambiar novas tendências entre Mato Grosso do Sul e o mundo, trazer novidades e levar ao olhar nacional e internacional os valores da nossa arte.
Serviço – A exposição “Os Ramos do Cedro” acontece entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro deste ano e a vernissage acontece no dia 29 de novembro às 20h, na Art Galeria Mara Dolzan, localizada na a Rua Teldo Kasper, 180, na Chácara Cachoeira, aberta de segunda à sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h. Para mais informações os telefones de contato são (67) 3326-8679 ou 98111-4440.
Fale MAIS!
O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram – @midia_mais_
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.