Em curso gratuito, artista revela importância da iluminação em espaços cênicos
Capacitação vai de 10 a 19 de Janeiro
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Capacitação vai de 10 a 19 de Janeiro
Não bastam atores, palco e texto decorado. A grandeza de uma montagem teatral só é alcançada quando outros recursos cênicos colaboram para que o espetáculo torne-se visualmente mais bonito e palatável à plateia, isso desde o figurino à iluminação. Este, a propósito, tem papel fundamental: a iluminação é capaz de determinar desde uma sensação espaço-temporal a conduzir o foco do espectador à narrativa.
É nesse contexto que será realizado, de 10 a 19 de Janeiro, o ‘Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil’. Gratuito, o curso tem o objetivo de desenvolver noções básicas sobre o espaço cênico e a importância da iluminação. A realização é fruto de um projeto da iluminadora Camila Jordão, que foi contemplada com recursos provenientes do FIC (Fundo de Investimentos Culturais).
Desde 2009 atuando na área, Camila chegou a trabalhar ao lado de Jorginho de Carvalho (um dos pioneiros da iluminação no Brasil) e atende grupos/profissionais como Corpomancia, Cia Dançurbana, Fulano Di Tal, Prosa e Segredo, Escola Duo de Balé, Hermanos Irmãos, Márcio de Camillo e outros. Em companhia de Camila, o curso também contará com o talento de iluminadores renomados, como César Germano, Aline Santini e Roberto Gill Camargo.
Segundo a iluminadora, a ideia do curso surgiu da necessidade de explicar a importância do recurso visual da iluminação no espaço cênico. “Costumo dizer que o iluminador é ‘casado com o diretor’ (de uma peça teatral, de uma apresentação de dança, entre outros). Na concepção de um espetáculo a primeira pessoa que o diretor liga é o iluminador, depois vem cenário, figurino… A luz define muitos detalhes, até mesmo se vai ter cenário ou não, muitas vezes a luz é o próprio cenário. Ela vem como uma forma de o público compreender o que ele está vendo, não só no texto. Ela desperta as sensações no expectador, leva a emoção, a reflexão ou a própria raiva. A luz é como se fosse o texto visual”, descreve a artista.
O Curso
O curso terá caráter teórico e prático e fornecerá aos participantes desde ideias básicas sobre espaços cênicos a noções preliminares de iluminação. O módulo de Camila, ‘Conhecimento técnico e prático dos equipamentos de iluminação’, vai de 10 a 12 de Janeiro. Na sequência, de 13 a 15, quem sobe ao palco é o iluminador César Germano com o tema ‘História da iluminação e tecnologia’. Por fim, de 17 a 19, a iluminadora Aline Santini, falando sobre ‘Criação de Luz’.
No dia 16, uma programação especial, também gratuita, contará com a presença de Roberto Gill de Camargo, um dos mais renomados iluminadores do país, na palestras ‘Criação e Leitura de Luz’ (17h) e na mesa redonda (às 20h) ‘Iluminação Cênica e Tendências no Brasil’. As inscrições devem ser realizadas até o dia 06 de janeiro clicando AQUI. Para participar é preciso preencher um formulário e fazer uma ‘Carta de Interesse’. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para interessados de todo o estado. Ganharão certificados aqueles que obtiverem 100% de presença nas aulas.
Serviço – Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil. De 10 a 19 de janeiro de 2017, no Teatro Glauce Rocha (Rua UFMS s/n – Campus da UFMS em Campo Grande). As aulas serão ministradas das 14h às 18h e no dia 16 a palestra será às 17h e a mesa redonda às 20h. Outras informações pela fanpage, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 99238-2829.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.