Arco-íris duplo surpreende campo-grandenses pela segunda vez este ano

Fenômeno foi registrado nas redes sociais 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Fenômeno foi registrado nas redes sociais 

Mais um arco-íris duplo surpreendeu os campo-grandenses na tarde desta terça-feira (25), que postaram nas redes sociais como Facebook e Instagram o fenômeno bastante colorido. A primeira vez este ano que isso aconteceu foi no dia 19 de janeiro, e a comoção foi a mesma. A reportagem do Midiamax registrou o céu com as faixas multicoloridas duplicadas. 

O físico Rodrigo da Silva, em entrevista ao Globo, diz que o fenômeno é raro (mas aparentemente não tanto assim na Capital). “O arco-íris precisa de luz e gotículas de água espalhadas pela atmosfera, e por isso, é comum após chuvas. Essas gotículas têm uma forma esférica, e refrata a luz como se fosse um prisma. Esse é o arco-íris que estamos habituados. Para o segundo aparecer, a luz precisa encontrar uma gota maior. Assim, ela vai ser refratada duas vezes”, explica o físico. “O segundo arco-íris acaba tendo as cores invertidas e aparência mais fraca, porque é resultado dessa segunda refração. É um fenômeno raro. E, às vezes, acontece mas ninguém percebe, de tão fraco que é”.

As imagens feitas pela reportagem e por campo-grandenses mostra exatamente isso: um arco-íris mais fraco e um mais forte, com cores mais nítidas. Porém, mesmo tendo cores mais claras, o segundo arco-íris foi percebido e comemorado. 

 

Conteúdos relacionados

Frango polemico familia
jorge e mateus ms turne despedida