Vídeos surgiram a partir de experiência pessoal 

O potencial  dos vídeos na Internet tem sido extremamente debatidos por quem produz conteúdo. Com alcance rápido, o Youtube tem sido uma ferramenta extraordinária nesse quesito. A partir de uma experiência pessoal, a especialista em educação à distância Janilce Meire Gomes Muniz criou o projeto “Canal Conhecimentos Pedagógicos”, que já possui mais de 190 mil visualizações e 1.695 inscritos até o momento. 

“A ideia do canal nasceu de uma experiência familiar. Meu esposo prestou concurso para professor de matemática e não foi aprovado devido às questões pedagógicas, mas em sua área específica foi muito bem. Sendo pedagoga, senti a responsabilidade de preparar um resumo com esquemas para ajudá-lo a entender e a memorizar”, revela a especialista. 

Em seguida, ele acabou sendo aprovado em diversos concursos. O passo seguinte foi criar um site para hospedar os vídeos, mas ela acabou migrando para o Youtube pela facilidade de disseminar as informações e compartilhar os vídeos. Sozinha, é ela quem cria todos os conteúdos de forma totalmente manual. “Eu mesma crio e edito. Faço as leituras dos livros, e dependendo do tema leva até um mês para finalizar. Faço a síntese dos assuntos, gravo a voz, edito e divulgo”, elenca a profissional. 

Resultado positivo

O resultado é a abordagem de assuntos diversos, como elucidações sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio, e muitas outras teorias pedagógicas, mas ela pensa em abranger vários outros assuntos. “Por exemplo, quem é da física, da matemática, da química, na área específica praticamente gabarita. Mas na questão pedagógica falta um domínio, e é nisso que os vídeos ajudam”, acrescenta Janilce. 
 
O objetivo do canal é promover a aprovação de professores em concursos públicos e disponibilizar o acesso à legislação educacional, mas a demanda pode crescer graças à várias pessoas que escrevem pedindo assuntos nos vídeos e dando depoimentos sobre suas experiências. “Recebo vários depoimentos de pessoas que vão muito bem nessa parte graças aos vídeos. Minha realização profissional vai além do reconhecimento do talento pessoal e retorno financeiro, concretiza-se em oportunizar vida mais digna ao próximo”, analisa.

Confira abaixo alguns dos vídeos ou clique aqui para se inscrever no canal.