‘Trenzinho Carreta Furacão' é hit nonsense na timeline de campo-grandenses

Basta você abrir o Facebook que uma das primeiras constatações será alguém divulgando vídeos, fotos e gifs do ‘Trenzinho Carreta Furacão', um caminhão adaptado com luzes neon, bancos e aparelhagem de som, que conduz as pessoas numa visita psicodélica por pontos turísticos de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

A atração virou fenômeno da web em 2011, após tornar-se viral um vídeo caseiro de animadores-acrobatas fantasiados de personagens de desenhos infantis dançando pagode. Inexplicavelmente, talvez pelo surgimento de novos vídeos, a febre voltou em 2016, com ainda mais força e nonsense. Tanta força que pode ser comparada a uma espécie de fixação entre internautas brasileiros.

O frisson em torno do trenzinho, a propósito, é a prova definitiva de que está na rota da globalização on-line: sim, os internautas da Cidade Morena também redescobriram a atração. Tem até evento clamando uma ‘tour' na cidade, com cerca de 1.700 confirmações e outros 2.100 ‘interessados'.

Mesmo em tom de zoeira, há um pequeno fundo de verdade na articulação, já que o Carreta Furacão está, de fato, ampliando seus limites de atuação. Os que confirmaram presença titubeiam, mas afirmam que ‘seria a realização de um sonho'. “É sério que eles vêm?”, publicou um internauta.

Todas essas reações revelam que, sim, há uma estranha obsessão pelo criado em torno do Carreta Furacão. O evento de Campo Grande, a propósito, reproduz a tendência nacional de suplicar, por meio de eventos do Facebook, por uma turnê nacional da atração. São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Brasília e muitas outras capitais também têm seus eventos, com milhares de confirmações.

“Queremos que nossos ídolos venham para a cidade de Campo Grande com a sua Carreta Tour. Precisamos divulgar e enaltecer nossos ídolos e heróis. Ajudem, compartilhando o evento, marcando amigos, convidando etc… Este sonho pode se tornar real!”, disse Matheus Henrique, criador da chamada.

 

Até uma das frentes pelo impeachment, o MBL (Movimento Brasil Livre) anunciou na última terça-feira (13) que quer a atração junto aos protestos contra a permanência da presidente Dilma Roussef no Planalto. O grupo considera o Carreta um símbolo hipster de militantes de esquerda e por isso criou até uma campanha de arrecadação de recursos para juntar R$ 15 mil e poder levar o trenzinho à Avenida Paulista no próximo fim de semana, ocasião em que o resultado do impeachment será anunciado (este vídeo AQUI explica bem a estratégia do MBL). Até a publicação da matéria – pasme! – R$ 4.290 reais já estavam garantidos.

 

Adorável nonsense

Obsessão por ‘trenzinho furacão' na internet chega a Campo Grande

O caminhão adaptado batizado de Carreta Furacão é apenas um dos trenzinhos de Ribeirão Preto, cidade em que passear pelas ruas em comboios neon é uma tradição antiga, já muito bem explorada numa ‘etnografia urbana' realizada pela revista de cultura Risca Faca. Na cidade, a empreitada pode até ser considerada um start up, digamos assim. Tão consolidado que existe em forma de pessoa jurídica – a Trenzinhos Dominium, empresa que reúne os diferentes trenzinhos de Ribeirão, criada há cerca de 8 anos pelo casal Wellington e Fabiana Cardoni.

Só que o buzz causado na internet tem origem, na verdade, nos dançarinos fantasiados, verdadeiros acrobatas que, trajados de super-heróis e personagens infantis, desafiam a gravidade pulando obstáculos, escalando muros e pendurando-se em pontes, um adorável parkour que chama atenção de quem vê.

Assim, as coreografias já são apenas um doce detalhes do Carreta. O personagem Fofão tornou-se o mais popular, após um vídeo recente em que ele praticamente corre numa parede. O Popeye ganhou fama após ser atropelado por uma bicicleta enquanto corria para a calçada. Já o Ben10, tadinho, tornou-se célebre após desequilibrar-se de uma ponte e cair num córrego, quebrando os dois joelhos.

Até um jogo para celulares foi criado e simula os cenários e obstáculos ‘reais' enfrentados pelos dançarinos, produzida pela UEA Games Lab, empresa de games de Manaus. O jogo pode ser baixado para smartphones Android clicando AQUI. Para além dos games, os bastidores dos trenzinhos e as pessoas por trás dos personagens famosos também serão retratados o no documentário intitulado ‘Rebolão! Mas sua irmã gosta', em produção pelo roteirista e diretor Gabriel Mendes Dias. O trailer você confere AQUI.

A pergunta que não quer calar é porque tanta cultura inútil tem efeito fortemente sedutor e duradouro nas audiências brasileiras na internet. Em entrevista ao Jornal Midiamax, a jornalista e editora do site BuzzFeed Brasil, referência em mídia de notícias para internet, já havia adiantado que a fixação em memes como o Carreta Furacão tem muito a ver com a forma como o brasileiro consome os produtos da web.

“A gente utiliza um meme por anos, até à exaustão. E a coisa se desdobra muito, todas as pessoas abraçam, as marcas exploram”, afirmou, dando a entender que febres como a do trenzinho mais famoso do país não têm prazo para acabar. “É incrível, os memes são extremamente fortes aqui e enquanto eles se renovarem continuam sendo explorados. Esta foi uma coisa que só percebi quando estive nos Estados Unidos”, conclui.