Escritora estava internada em coma
Morreu na noite desta quinta-feira (28) a professora e escritora Maria da Glória Sá Rosa, de 88 anos, que estava internada desde a última segunda-feira (27) com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral) no hospital El Kadri em Campo Grande.
De acordo com familiares, Maria da Glória foi internada na segunda e, posteriormente, submetida ao coma induzido por causa de seu estado de saúde. Um exame de tomografia para constatar o AVC que seria realizado nesta quarta-feira (27) porém não foi feito por causa do coma. Maria da Glória Sá Rosa também estava sendo tratada de uma pneumonia bilateral.
Maria da Glória Sá Rosa fez parte da academia sul-mato-grossense de letras onde ocupava a cadeira número 19. Além da carreira docente, a escritora teve várias obras publicadas como A Música de Mato Grosso do Sul, em parceria com Idara Duncan (FIC-MS, 2009) e A Literatura Sul-Mato-Grossense na ótica de seus construtores – 2011 (em parceria com a escritora Albana Xavier Nogueira).
Nascida em Mombaça (CE), no dia 4 de novembro de 1927, Maria da Glória Sá Rosa era formada em Línguas Neolatinas na PUC do Rio de Janeiro (RJ). Conhecida como “professora Glorinha”, estava aposentada da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ), onde trabalhou durante 26 anos.
Diplomada em Francês, fundou e dirigiu a Aliança Francesa em Campo Grande, fundou a Revista Estudos Universitários (FUCMAT) e o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande.
Também foi secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, diretora Executiva da Fundação de Cultura, presidente do Conselho Estadual de Cultura, superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes e presidente da Fundação de Cultura entre outros. A família ainda irá informar sobre local e horário de sepultamento.