Fotógrafo de estética surreal cria foto ‘incrível’ em parceria com artista americana

  Conheça o trabalho de Matheus Ribeiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 

Conheça o trabalho de Matheus Ribeiro

Desde que começou a fotografar, o campo-grandense Matheus Ribeiro, de apenas 21 anos, percebeu que fotos “padrão”, sem algo a mais, não lhe interessavam tanto. “Desde que tive contato com minha primeira rede social me despertou o interesse de fazer uma foto bem elaborada para usar de perfil. Muitas pessoas gostaram e depois disso comecei fotografar minhas amigas e levar a fotografia mais a sério”, conta. Assim, ele começou a experimentar fotos diferentes, com ajuda da fotografia profissional e da manipulação de imagens. “Eu sempre convidava pessoas para criar fotos diferentes, mas nem sempre era possível, então comecei fazer autorretratos com as ideias que eu tinha, foi dai que surgiu a vontade de elaborar algo mais composto, com produção e características que demonstrassem minha personalidade. Comecei a me encantar pelo surrealismo e poder criar um mundo só meu pelo Photoshop”, relembra. 

No caso, o “surrealismo”, que na verdade é um movimento das artes visuais, é uma estética que apresenta elementos fantásticos na realidade, algo completamente fora dos padrões e nada usual. Em algumas fotos de Matheus, ele está cercado por pássaros de papel, nuvens que parecem saídas de um conto de fadas e muitos outros elementos que destoam da realidade retratada, tudo com cores diferentes, filtros coloridos e outros detalhes. Ele aprendeu sozinho a compreender e executar a estética. “Aprendi ‘fuçando’ no programa Photoshop e vendo alguns tutoriais de surrealismo no Youtube. Tenho que me aperfeiçoar e estudar muito mais ainda, hoje em dia é tudo tão acessível e quem realmente se esforça em algo aprende”, afirma.

As fotos resultantes desse processo são extremamente interessantes e ele pesquisa artistas muito importantes para transportar tudo isso para a fotografia. “Minhas influências vão de coisas que acontecem no dia a dia, sonhos, momentos e até outros artistas em comum, que me encanto só de ver alguns de seus trabalhos. Pintores surrealistas como Frida Kahlo, René Magritte e Salvador Dalí também fazem parte das minhas inspirações”, elenca o jovem.

Parceria inusitada

Há alguns dias, Matheus divulgou uma imagem com cores fortes onde ele, dentro de um mar (com direito a uma tartaruga), tocava a mão de uma jovem de vestido esvoaçante e literalmente “voando”. A jovem é a artista norte-americana Mandy Rosen, que realizava um trabalho parecido com o de Matheus na Califórnia. A parceria foi totalmente inusitada. “Conheci a Mandy através do Instagram, ela faz alguns tutoriais pelo Youtube e eu gostei muito do trabalho, Mandy é uma fotógrafa da Califórnia e já trabalhou como assistente fotográfica para a marca Victoria Secrets. Ela é muito talentosa e uma grande amiga que gosta de dividir suas ideias com outras pessoas, acho que isso faz o artista se destacar com seu trabalho, sendo generoso”, relembra.

A partir daí, eles começaram a trabalhar juntos. “A nossa colaboração teve inicio quando ela me convidou para fazer uma foto, resolvi aceitar a proposta e fiz minha foto aqui no Brasil e mandei, depois ela fez e resolveu gravar um vídeo ensinando fazer a edição e o resultado ficou muito incrível, decidimos que iremos fazer outras colaborações em breve e quem sabe ela venha para o Brasil dar um workshop de fotografia”, elenca. O resultado final é tão surreal quanto interessante. “O objetivo era mostrar que mesmo de longe poderíamos trabalhar juntos e dividir com o mundo as ideias e instruções na hora de produzir uma imagem, algo que não acontece muito nesse meio artístico. Foi uma experiência muito encantadora”, relata o jovem.

Conteúdos relacionados

Frango polemico familia
jorge e mateus ms turne despedida