Espetáculo ‘Autópsia’, do Grupo Sutil Arte, apresenta universo marginal de Plínio Marcos
Peça fica em cartaz de hoje até domingo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Peça fica em cartaz de hoje até domingo
Entra em cartaz nesta sexta-feira o espetáculo Autópsia, da cia. de teatro Grupo Sutil Arte, que traz fragmentos de espetáculos do dramaturgo paulista Plínio Marcos, conhecido por explorar segmentos sociais marginalizados em suas obras. Por isso mesmo, a montagem brasiliense recebe o nome ‘Autópsia’, porque se propõe, por meio dos fragmentos de Plínio Marcos, a dissecar o lado mais visceral do ser humano, como fez o autor na década de 1970.
A adaptação traz fragmentos e releituras de cinco clássicos do ‘autor maldito’ – ‘Navalha na Carne’, ‘Querô: Uma Reportagem Maldita’, ‘Dois Perdidos numa Noite Suja’, ‘Abajur Lilás’ e ‘Quando as Máquinas Páram’. Os fragmentos foram distribuidos em dois atos independentes, mas que na completude buscam dialogar com o expectador o universo marginal de décadas atrás.
A montagem é a reação de uma produção surgida em 2011, na Faculdade de Artes Dulcina de Morais, que recebeu coordenação de Jonathan Andrade, diretor do espetáculo. Tornou-se, com o tempo, a oportunidade de discutir liberdade, opressão e a violência no contexto da essẽncia humana – o tripé da proposta do espetáculo.
“É a possibilidade de discutir questões por vozes que são ignoradas pela sociedade. Acima de qualquer coisa, Autópsia fala de humanidade, afeto e princípio de tolerância. É um assunto contemporâneo a qualquer tempo. Hoje, por exemplo, vivemos um momento de crise, com aumento do desemprego e aflição. São personagens que quando a gente esmiúça, caem na própria sala de casa e muito próximo da gente”.
Com mais de 4 mil expectadores, ‘Autópsia’ foi considerada a melhor montagem de Brasília no ano de 2014 e agora segue por cidades do Brasil. Aclamado pela crítica, terá temporada gratuita no teatro Sesc Horto, em curta temporada, até este domingo.
Serviço – Apresentações dias 29, 30 e 31 de janeiro, no Teatro Prosa do Sesc Horto, sendo às 19 horas o primeiro ato e às 21 horas o Ato II. A entrada é franca e os convites devem ser retirados no Sesc Morada dos Baís a partir do dia 28/01. A classificação indicativa é 18 anos. Outras informações sobre o espetáculo www.espetaculoautopsia.com.br
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.