Dedicação aos livros e à vida literária é mostrada em obra autobiográfica regional
Professor lança ensaios nesta terça-feira (6)
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Professor lança ensaios nesta terça-feira (6)
A busca incansável de mais de uma vida pela literatura e toda dedicação do ensino em Mato Grosso do Sul são alguns detalhes da obra “A Felicidade pela Literatura: Ensaio entre autobiografia e obra”, do autor Paulo Nolasco dos Santos, que lança esse novo trabalho em Dourados, na próxima terça-feira (6), com entrada aberta para todos os públicos. Esta é a 18º obra do escritor, professor titular da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), pesquisador, , membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e de diversas outras associações literárias.
Segundo ele, a obra possui vários ensaios e textos construídos após lembranças, pensamentos e reflexões. “Só se pode viver da literatura pelo amor, da literatura raramente provém fama e riqueza, mas essa escolha é sempre uma escolha apaixonada, é uma felicidade, uma predestinação”, reflete Nolasco.
A história do autor está diretamente ligada à história da educação em Dourados, na UFGD, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e em todo o Mato Grosso do Sul, pois ele desenvolveu um extenso trabalho para incentivar o estudo e a pesquisa da literatura regional e da literatura comparada, com participação em congressos nacionais e internacionais. “A essência de sua jornada é o resgate da cultura fronteiriça, a valorização de autores regionais e o incentivo à investigação desse tema, o que Paulo realiza por meio da organização de eventos, criação de grupos de pesquisa, publicação de livros e artigos”, resume a revisora do livro Luiza Mello Vasconcelos.
A obra tem como objetivo inspirar todos os que trilham a desafiadora trajetória acadêmica, revelando a construção de uma carreira de sucesso através da superação de dificuldades e obstáculos. Como resume Maria do Carmo Brazil, docente titular da UFGD, é uma mistura de prestação de contas, autocrítica e reflexão. “Apesar da dificuldade de traçar a escrita de uma trajetória, o autor trouxe a reflexão de toda uma luta acadêmica, como se tivesse feito uma lenta viagem para alcançar o seletivo contato com o conhecimento, aproximando-se, na medida do possível, daqueles que podiam ajudá-lo no processo de superação de limites”, completa.
O lançamento será às 19h30, no Espaço de Eventos do Kikão Restaurante, localizado na rua Dr. Nelson de Araújo, 602 – Centro, na cidade de Dourados.
(Com informações de Raquel de Souza – Assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.