Arquiteta ítalo-brasileira fez história e palestra relembra grandes edificações de Lina Bo
Evento será amanhã na UFMS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Evento será amanhã na UFMS
Ela talvez seja uma das mais geniais arquitetas da história da edificação moderna no Brasil, e são mais de 100 anos de história criada por Lina Bo Bardi. Para enaltecer a criadora de edifícios como o Masp (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e a reforma total do Sesc Pompéia, um dos prédios mais diferentes e culturalmente ricos de São Paulo, a palestra “As várias ideias sobre o patrimônio na obra de Lina Bo Bardi” chega à Campo Grande amanhã, às 18h, com entrada franca, promovida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de Mato Grosso do Sul.
Quem fala sobre o trabalho de Lina é o arquiteto e palestrante Vinicius Martins de Oliveira. “Lina Bo projetou mais do que edifícios Brasil a fora, sua atuação foi através de uma produção cultural intensa, vívida e sagaz, sendo capaz de disseminar sentimentos livres, informais e coloridos em meio ao modernismo categórico e pragmático, sempre atuou em prol da arte popular e ações coletivas e sociais, na realização ou ocupação dos espaços que pensou e ajudou a realizar”, explica ele.
O Sesc Pompéia, em São Paulo, é um local que exemplifica muito bem um pouco sobre o trabalho marcante de Lina. Atualmente, o espaço é um centro de cultura localizado na zona oeste da cidade, com teatro, exposições, piscina, restaurantes, áreas de leitura livre, bibliotecas e outros serviços. Lina realizou seu projeto arquitetônico em 1977, e ele foi inaugurado em 1982. Ali funcionava uma fábrica, e a genialidade da arquiteta se apropriou de muitos elementos industriais para fazer nascer a cultura. O prédio conserva os tijolos e dutos da época, agora pintados de vermelho, tornando-se marca registrada do espaço.
A palestra que virá até Campo Grande endossa as comemorações pontuais que ocorrem desde 2014 sobre o centenário de nascimento de Lina Bo, “aproveitando o novo lançamento editorial do Iphan, a ‘Coleção Lina Bo Bardi’, organizada por Marcelo Carvalho Ferraz, arquiteto e professor do centro de estudos Escola da Cidade, que atuou ao lado de Lina Bo entre 1977 e 1992”, reitera o palestrante. “A palestra pretende debater de forma concisa parte do seu pensamento de trabalho no campo da arquitetura, além de suscitarem importantes discursos a respeito de suas visões sobre o significado da atuação dos arquitetos mediante o patrimônio cultural e a sociedade”, finaliza.
O evento acontece no auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no campus da universidade, e tem apoio da Comissão de Cultura da Pró-Reitoria da UFMS. Informações: (67) 3382-5921.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.