Arquiteta ítalo-brasileira fez história e palestra relembra grandes edificações de Lina Bo

Evento será amanhã na UFMS  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Evento será amanhã na UFMS

 

 

Ela talvez seja uma das mais geniais arquitetas da história da edificação moderna no Brasil, e são mais de 100 anos de história criada por Lina Bo Bardi. Para enaltecer a criadora de edifícios como o Masp (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e a reforma total do Sesc Pompéia, um dos prédios mais diferentes e culturalmente ricos de São Paulo, a palestra “As várias ideias sobre o patrimônio na obra de Lina Bo Bardi” chega à Campo Grande amanhã, às 18h, com entrada franca, promovida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de Mato Grosso do Sul. 

Quem fala sobre o trabalho de Lina é o arquiteto e palestrante Vinicius Martins de Oliveira. “Lina Bo projetou mais do que edifícios Brasil a fora, sua atuação foi através de uma produção cultural intensa, vívida e sagaz, sendo capaz de disseminar sentimentos livres, informais e coloridos em meio ao modernismo categórico e pragmático, sempre atuou em prol da arte popular e ações coletivas e sociais, na realização ou ocupação dos espaços que pensou e ajudou a realizar”, explica ele. 

 

Masp, museu no coração da avenida Paulista, projetado por Lina / Foto: Divulgação

 

O Sesc Pompéia, em São Paulo, é um local que exemplifica muito bem um pouco sobre o trabalho marcante de Lina. Atualmente, o espaço é um centro de cultura localizado na zona oeste da cidade, com teatro, exposições, piscina, restaurantes, áreas de leitura livre, bibliotecas e outros serviços. Lina realizou seu projeto arquitetônico em 1977, e ele foi inaugurado em 1982. Ali funcionava uma fábrica, e a genialidade da arquiteta se apropriou de muitos elementos industriais para fazer nascer a cultura. O prédio conserva os tijolos e dutos da época, agora pintados de vermelho, tornando-se marca registrada do espaço. 

A palestra que virá até Campo Grande endossa as comemorações pontuais que ocorrem desde 2014 sobre o centenário de nascimento de Lina Bo, “aproveitando o novo lançamento editorial do Iphan, a ‘Coleção Lina Bo Bardi’, organizada por Marcelo Carvalho Ferraz, arquiteto e professor do centro de estudos Escola da Cidade, que atuou ao lado de Lina Bo entre 1977 e 1992”, reitera o palestrante. “A palestra pretende debater de forma concisa parte do seu pensamento de trabalho no campo da arquitetura, além de suscitarem importantes discursos a respeito de suas visões sobre o significado da atuação dos arquitetos mediante o patrimônio cultural e a sociedade”, finaliza.

O evento acontece no auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no campus da universidade, e tem apoio da Comissão de Cultura da Pró-Reitoria da UFMS. Informações: (67) 3382-5921.

 

Antiga fábrica se tornou o Sesc Pompeia nas mãos de Lina / Foto: Sesc/Divulgação

Conteúdos relacionados

Frango polemico familia
jorge e mateus ms turne despedida