Estudantes vivenciarão situações de negócios reais por meio de interações e debates.

A Universidade Estácio de Sá lança neste início de 2015 quatro novos cursos de com a parceria de Harvard Business Publishing. Agora são 18 cursos de pós-graduação e MBAs – presenciais no Rio de Janeiro e a distância (EAD) em todo o Brasil – contam com estudos de caso da instituição americana, que é uma das principais do mundo.

Voltados para as mais recentes demandas do mercado de trabalho, os novos cursos são: educação corporativa e gestão do conhecimento; auditoria em saúde; engenharia de software e petróleo e energias.

Os estudantes vivenciarão situações de negócios reais por meio de interações e debates. Cada estudo de caso apresenta o problema ou situação de uma empresa, revelando como os departamentos e pessoas fizeram para conseguir resolvê-los. Ao longo da pós-graduação, com 18 meses de duração, o aluno terá contato com pelo menos 72 cases diferentes de Harvard nas diversas disciplinas do curso. Todo os cases são traduzidos para o português.

 “Este modelo de pós-graduação vai totalmente ao encontro da mudança de conceito no qual inserimos o aluno no centro da aprendizagem e não como receptor da informação passada pelo professor. Com a troca de experiências acadêmicas o objetivo é incentivá-lo ativamente a utilizar esse conhecimento gerado aplicando no universo profissional”, afirma Rogério Melzi, presidente da Estácio.

O método de ensino cria uma sala de aula na qual os alunos não simplesmente absorvem os fatos e teorias, mas também exercem competências de liderança e trabalho em equipe diante de problemas reais. Aprendem a analisar dados, priorizar objetivos, persuadir os outros e tomar decisões difíceis através das experiências e circunstâncias apresentadas nas leituras dos casos.

Coaching ao final do curso

No último semestre do curso, os alunos de pós-graduação recebem orientação profissional individual (coaching). “O objetivo é desenvolver as competências do aluno e apontar as deficiências que devem ser trabalhadas em sua vida pessoal e profissional para que ele tenha uma carreira promissora. A pós-graduação, incluindo o coaching, passam a ter aplicação real, no dia a dia de cada profissional que estudar conosco”, explica Marcos Noll Barboza, diretor executivo da Estácio.

Outro fator pensado para atender aos mais diversos profissionais, os cursos semanais terão apenas uma aula e os de final de semana, uma aula a cada 15 dias. Com isso, o aluno tem mais tempo para se dedicar aos estudos de caso de Harvard, sem atrapalhar sua rotina profissional. Os novos cursos de pós-graduação, com cases Harvard, custam o mesmo valor dos demais cursos de pós-graduação Estácio. As inscrições já estão abertas. Informações no www.novapos.estacio.br.