Torta de pequi pode dar a merendeira sul-mato-grossense o título de melhor do País
A merendeira é uma das finalistas do concurso promovido pelo Ministério da Educação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A merendeira é uma das finalistas do concurso promovido pelo Ministério da Educação
Lembra da hora da merenda, aquele momento que para muita gente é uma das lembranças mais unânimes que vem à cabeça quando paramos para pensar na época da escola? Sim, aquele lanche preparado com toda atenção pelas famosas ‘tias da cantina’, funcionárias muitas vezes mais que prendadas, que alegraram a ‘hora do recreio’ dos que já cresceram e que até hoje garantem sustento alimentar e concentração a milhares de jovens estudantes Brasil a fora.
E elas continuam sendo motivo de alegria para muitos alunos por aí, a exemplo de dona Ambrosina da Silva, 39, que sempre leva alegria e sabor aos jovens de uma escola de Figueirão, no interior do Estado. A diferença é que, depois de 9 anos cozinhando em escolas, um de seus quitutes poderá ser reconhecido nacionalmente.
É que a merendeira é uma das finalistas do concurso promovido pelo Ministério da Educação, que vai eleger a melhor receita da alimentação escolar. Preparada com o capricho de quem já cozinha profissionalmente há 11 anos, o prato que representa Mato Grosso do Sul na competição é uma torta com o toque todo particular do pequi, fruto típico do Centro-Oeste e do cerrado brasileiro, bem a cara de Mato Grosso do Sul.
Mas o sucesso de Ambrosina vai para além do talento para a cozinha. Por ser um alimento em ambiente escolar, o prato que ela desenvolveu teve que reunir baixo custo, equilíbrio nutricional, identidade sul-mato-grossense e, claro, aquele toque de sabor para que criança nenhuma fizesse ‘cara feia’. “Conversei com a nutricionista responsável pela dieta dos alunos e tentamos encontrar uma combinação que fosse a cara do nosso Estado. Achamos o pequi uma ótima pedida”, conta Ambrosina.
Caso a torta tipicamente sul-mato-grossense seja a grande vencedora da disputa, Ambrosina pode levar para casa o prêmio de R$ 5 mil, além de uma viagem internacional. O resultado será divulgado no dia 18 de dezembro em Brasília. “Estou bem confiante e espero ganhar. A torta é feita com muito carinho e ficou uma delícia”, completa.
Enquanto o resultado do concurso não sai, Ambrosina continua fazendo sorrir as crianças de Figueirão. E cá entre nós, escrever essa matéria a essa hora da tarde foi um suplício. Pelas fotos, essa torta deve ser, no mínimo, uma delícia. Quem duvida? (Com supervisão de Guilherme Cavalcante)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.