A semana começa nesta segunda e vai até quinta-feira

A Semana Nacional de Gastronomia e Turismo, que começa nesta segunda-feira (29) e vai até a quinta-feira (2) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, terá como destaque a famosa e apreciada comida pantaneira, servida tradicionalmente nas comitivas do interior do estado. 

O responsável pela apresentação dos pratos típicos será o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MS), que objetiva mostrar como é a alimentação e as tradições envolvidas nas comitivas. A cozinha ficará por conta do peão-pantaneiro e chefe de cozinha, Hélio Martins Lopes, mais conhecido como  Helinho, que trabalha com a comida pantaneira há dezessete anos e já tem os seus pratos conhecidos inclusive internacionalmente. “Trabalhei em comitivas por doze anos, nos municípios de e ”.

Lopes afirma que os principais componentes da alimentação oferecida aos trabalhadores rurais durante o transporte dos animais são o alho, a carne seca, o arroz, o macarrão e a farinha. “A tradição na hora da alimentação deve ser respeitada. De forma silenciosa, o peão serve a comida dentro do rancho, não entra sem chapéu e ao pegar o prato e a colher, abre a panela e segura a tampa com a mesma mão onde está o prato. Jamais deixa a panela destampada”, ressalta.

Um cardápio tradicional foi elaborado por Helinho especialmente para a Semana Nacional de Gastronomia e Turismo.  Na segunda-feira (29), será servido o famoso arroz carreteiro e macarrão com carne seca. No dia 30, além do arroz carreteiro, os participantes poderão degustar o guisado de mandioca. No dia 1º, será servido macarrão com linguiça e paçoca e, no último dia, o chefe elaborará o arroz com linguiça e paçoca.

O Senar/MS ainda levará à Semana Nacional de Gastronomia e Turismo algumas delícias regionais produzidas por alunos e produtores rurais que participam de projetos e cursos da instituição. Os participantes do evento poderão conhecer brigadeiro de baru, de pequi e de bocaiuva, geleia de hibisco, farinha de jatobá.

A feira terá espaço para degustação e comercialização de produtos como queijos, pão de jatobá e abóbora madura, derivados de mel, além da venda de produtos in natura como berinjela, mandioca, maxixe e caxi, cultivados por produtores familiares do Estado.

A Semana Nacional de Gastronomia e Turismo acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na Capital, entre os dias 29 de junho e 02 de julho. O  evento é promovido pelo Senac/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Fecomércio MS – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo  e Sebrae MS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.