Praça Bolívia na Capital oferece aulas de castelhano gratuita
O ensino será feito por meio de canções de povos que falam o idioma
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ensino será feito por meio de canções de povos que falam o idioma
Para aproximar ainda mais os brasileiros à cultura do país vizinho, a edição de maio, que será realizada neste domingo (10) da “Praça Bolívia” contará com projeto educativo para ensinar e ajudar a praticar o castelhano, língua oficial da Bolívia. O evento conta com o apoio da FUNDAC (Fundação Municipal de Cultura). A iniciativa é da professora Suzana Mancilla, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
O ensino será feito por meio de canções de povos que falam o idioma. A ação começa às 9h30 e haverá apenas 15 vagas preenchidas por ordem de chegada. É aconselhável trazer caneta e caderno para anotações.
Durante o evento haverá sorteio de prêmios para as mães que presentes. Para as crianças, haverá oficinas de confecção de brinquedos com a Cia das Artes a partir das 9h e de origami, totalmente gratuitas.
Nas atrações culturais, o Grupo T’ikay, integrante do Projeção Multicultural, fará uma apresentação completa mostrando um pouco do folclore de cada região boliviana a partir das 11h.
A feira será aberta pela banda Ensaio Geral a partir das 10h30. Às 11h, haverá o grupo de teatro Maracangalha com o espetáculo Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha, da obra de Frederico Garcia Lorca. A peça foi condecorada com o Prêmio Rubens Corrêa de Teatro em 2014.
Já tradicional no evento, a Ecoplantar levará ponto de coleta para óleos de cozinha, óleos recicláveis, poluentes, lixo eletrônico e plásticos diversos.
A entidade trabalha para reduzir o impacto ambiental provocado pelo desinteresse e falta de educação da população no que diz respeito ao descarte de materiais recicláveis e poluentes.
A empresa desenvolveu um drive tru ecológico, localizado na avenida Ernesto Geisel, onde a população pode deixar seus resíduos. Cada boa ação rende pontos que podem ser trocados por brindes. Apesar de ser obrigação o cuidado com o meio ambiente, a iniciativa serve como incentivo.
Praça Bolívia
O projeto de lazer e cultural na Praça da Bolívia é realizado sempre no segundo domingo de cada mês. Há quase 10 anos existe a praça, com espaço que congrega diferentes representações folclóricas e artísticas, entre os povos.
O projeto tem horário programado para acontecer das 9 às 14 horas, na praça que se localiza na Rua das Garças com Barão da Torre, Bairro Coophafé. Próxima a avenida Mato Grosso.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Campo Grande amanhece chuvosa e MS permanece em alerta de tempestade
Previsão indica chuva intensa com vento e raios
De desmatamento a improbidade administrativa, MPMS arquiva 42 inquéritos civis
Interessados terão dez dias para juntar documentos aos autos
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.