Munidas da arte de dançar, mulheres divulgam cultura espanhola há 27 anos em MS
O grupo é formado por 20 bailarinas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O grupo é formado por 20 bailarinas
Simpatia carisma e um visual que parece ter sido milimetricamente planejado. Sapatos padronizados, arranjo nos cabelos muito bem presos e uma maquiagem discreta e bem-feita. As roupas longas não são motivo de vergonha para que a feminilidade da mulher que sabe seu lugar de destaque. Desta maneira, há mais de duas décadas o grupo de dança Embrujos de España encanta os sul-mato-grossenses.
O nome todo particular dispensa muitos comentários sobre a referência cultural do grupo. De acordo com a coordenadora e dançarina, Maria Helena Pettengill, há 27 anos o Embrujos, formado por cerca de 20 mulheres, divulga a cultura espanhola no Estado, por meio do flamenco.
Com passos que transitam entre o elegante e suave, a dança também é recheada de movimentos e olhares marcantes, que contrastam harmonicamente com o som das castanholas, batidas de palmas e o sapateado coreografado, que parece ter sido ensaiado incansavelmente. O resultado em quem assiste ao espetáculo é o sentimento, muitas vezes involuntário, de respeito e reverência. “O flamenco desperta a feminilidade e beleza da mulher. As roupas longas nos dão um ar de mistério e deixam uma sensualidade oculta, sem deixar de ressaltar a elegância e sensualidade”, afirma Maria Helena.
Apaixonadas pelo o que fazem , as mulher relatam as dificuldades de fazer arte em Campo Grande. Sem muito apoio financeiro, as dançarinas fazem uma verdadeira corrida para que toda apresentação seja especial e esteja dentro dos conformes. “Nós dançamos por amor e por diversão. Todas aqui têm outra profissão e se dedicam a outras ocupações. Quando temos apoio financeiro tudo fica mais fácil. Quando não, improvisamos e cada uma faz sua roupa, damos um jeito de fazer o que amamos fazer”, completa a coordenadora.
Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho das mulheres do Embrujos de España, ou tiver o interesse de aprender os passos de flamenco, pode obter outras informações pelo telefone (67) 9613-1703 ou acessar o blog embrujosdeespana.wordpress.com.
(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Homem é preso após abusar de criança de 11 anos que foi ‘salva’ por vizinho após pedir socorro na rua
Caso foi enquadrado como estupro de vulnerável na execução de ato libidinoso diverso da conjunção carnal
VÍDEO: caçadores de tempestade voam dentro do furacão Milton
Equipe foi coletar dados que ajudam meteorologistas a fazer previsões precisas e dão suporte à pesquisa sobre furacões
Escola em Tempo Integral: 45 municípios de MS podem aderir ao programa até fim de outubro
Conforme balanço divulgado nesta terça-feira (8) pelo Governo Federal, 34 redes municipais do estado se inscreveram no programa
Dia das Crianças: 90% dos comerciantes campo-grandenses esperam vender mais neste ano
Para 51,52% dos entrevistados, o valor médio de gasto na data será entre R$ 101 e R$ 200
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.