A decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul ainda cabe recurso

A ex- Rafaela Koehler Zanella, 28 anos, deve receber R$ 30 mil de indenização por danos morais. À Justiça, a modelo alegou que se sentiu ofendida com o comentário de um médico no Facebook. Na ocasião, o acusado afirmou que Rafaela entrou na faculdade de medicina sem prestar vestibular. Atualmente, a ex-miss é dermatologista e trabalha na clínica de um amigo.

A desembargadora Elisa Carpim Corrêa reconheceu que a postagem, além de ser injúria, causou uma série de comentários negativos contra Rafaela, prejudicando a sua  imagem pessoal e profissional. A decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul cabe recurso.

“A forma pública como foi tratado o fato de a autora ter ou ainda não ter concluído a especialização em Dermatologia (eis o estopim das postagens), dada a recente colação de grau da autora, e o possível meio de ingresso no concurso vestibular, por certo feriram sua honra subjetiva. Possíveis incoerências porventura existentes no ‘blog' da autora não conferem direito ao autor de expor a imagem da requerente em rede social'', ponderou Elisa Carpim.

Segundo a desembargadora, o acusado precisa arcar com as consequências de seu ato ‘‘impulsivo e raivoso, quando nada tinha a ver com o que a autora fez ou deixou de fazer. A crítica ruinosa gratuita e depreciativa não se tolera em qualquer meio de manifestação utilizadas pelo ofensor'.”

Polêmica
Em uma alusão ao Dia do Dermatologista, o médico escreveu: ‘‘Sabiam que a vaga da Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil em medicina foi prêmio do garota-verão, nem concurso ela fez!!!.”

O acusado se referiu a um dos títulos da modelo. Ela foi Garota Verão, Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil em 2006. Contudo, Rafaela também é médica e pós-graduanda em Dermatologia Geral.

O post foi o início de uma série de comentários negativos. ‘‘O que tu esperaria de uma soberana das piscinas?''. ‘‘Que fiasco!!! Inacreditável… faltou dizer que nas horas vagas ela atende pacientes hehehe''.