Espetáculo ‘O Pássaro do Sol' tem entrada gratuita

Que novembro é a ‘quinta-feira' do ano todo mundo já sabe. Tanto é que as temporadas de exposição, de mostras e circuitos culturais vão chegando ao fim, como é o caso do projeto Palco Giratório, em sua 18. Junto ao Sesc MS, o projeto trouxe diversos artistas de todo o país para apresentações em Campo Grande. Pois bem, a última apresentação do ano chegou.

E acontece neste sábado (14), no Prosa do Sesc Horto, quando o espetáculo ‘O Pássaro do Sol', da Cia. A Roda, desembarca na cidade. Vencedor do prêmio Braskem de Teatro, na categoria ‘Melhor Espetáculo Infantojuvenil', em 2010, o espetáculo traz a maestria do teatro de bonecos e de sombras, uma tradição chinesa que cada vez mais tem sido adotada na cias. de teatro mundo a fora.

‘O Pássaro do Sol' é adaptação de um conto que descreve a lenda indígena da descoberta do fogo. Para tanto, um jovem guerreiro se transforma em pássaro para trazer o fogo aos homens, roubando chamas do ‘palácio do sol'. A história foi documentada pela escritora  baiana Myriam Fraga. S exibição é gratuita e tem classificação etária livre.

O espetáculo também é vencedor do prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012. Para a montagem e promoção das sombras, a artista plástica Olga Gómez, que também dirige e adaptou o texto, recortou a mão as silhuetas em couro. Mas quem faz a ação de personagens e até mesmo a mudança dos cenários no palco são os atores-animadores Bernardo Oliveira, Bianca Simões, Naiara Gramacho e Nara Santos. ‘O Pássaro do Sol' também tem trilha sonora especial, escrita especialmente para a adaptação, pelo compositor Uibitu Smetak.

 

 

Serviço – Espetáculo ‘O Pássaro do Sol', da Cia. A Roda (BA). Palco Giratório 2015. Neste sábado, 14, no Teatro Prosa do Sesc Horto (rua Anhanduí, 200). Entrada franca. Outras informações: 3311-4300.