Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Em revista sobre a América Latina, jornalista garante retratar ‘outro lado’ de MS

Gratuita, Calle 2 é lançada nesta quarta-feira, na Internet
Arquivo -

Gratuita, Calle 2 é lançada nesta quarta-feira, na Internet

 

Desde sua ‘descoberta’, sabia-se que a América Latina guardava incontáveis segredos. E cerca de cinco séculos depois, o continente continua provocando o fascínio de antropólogos, sociólogos, aventureiros e curiosos em geral, devido a sua diversidade cultural, oriunda de uma sui generis e polêmica colonização. É mais ou menos essa a ideia que a Calle2, uma nova revista digital que entra no ar nesta quarta-feira (25), tem sobre o continente. Cada esquina esquecida pode ter uma nova história. Cada lugar clichê, também. Tudo depende do que se vê e de como a história é contada.

México, povoado de Los Algodones. Lá fica a rua Calle2, a rua mais ao norte da América Latina, que após a fronteira com os Estados Unidos, torna-se a Algodones Road, uma rodovia bem yankee, digamos assim, com direito até a Em revista sobre a América Latina, jornalista garante retratar 'outro lado' de MSfaixa amarela dividindo as vias. Para a revista, batizar-se com o mesmo nome da rua simboliza as mudanças e misturas promovidas pelas fronteiras. Representa os fluxos culturais, étnicos, políticos e econômicos, como os propostos por Canclini, e os produtos oriundos dessa mistura. É o diálogo possível entre as diferenças, convertido em palavras, frases e sentenças jornalísticas. Um banquete multicultural aos leitores.

Para dar conta deste desafio, a publicação conta com um time de jornalistas experientes em enxergar além do óbvio. A revista quer ir mais adiante, superar o aspecto exótico dos países latino-americanos e trazer as histórias que importam. Quer propor ao leitor a visão de aspectos únicos sobre a sociedade, lugares, pessoas, cultura desta parte do globo.

“Nosso objetivo é mostrar uma América Latina rica e diversa, cheia de boas histórias que hoje são pouco conhecidas. Cruzamos as fronteiras para revelar pessoas, lugares, cores e sabores incríveis que fazem do continente latino-americano um dos mais diversos e fascinantes do mundo”, explica a jornalista Ana Magalhães, editora-executiva da revista digital.

Tempero sul-mato-grossense

A Calle2 também conta com o trabalho cuidadoso do jornalista sul-mato-grossense Guilherme Soares, atualmente radicado em São Paulo. A vivência que Guilherme tem de Mato Grosso do Sul (ele é nascido em e habitué de Porto Murtinho, onde a família inteira vive), um Estado contemplado com diversas fronteiras, vai dar um sabor especial à cobertura jornalística da revista.

“Terá muita coisa do Estado. Minha relação com Mato Grosso do Sul, por exemplo, nos dá uma abertura para a cultura latina muito mais forte do que quem nasceu em outros lugares do . Temos uma cultura de comer sopa paraguaia, ouvir polca, Mercedes Sosa, coisas que não têm como não estar presente. Temos uma pauta sobre sopa paraguaia, por exemplo, prevista para as primeiras edições da revista digital”, adianta o jornalista.

Além de Guilherme e Ana, compõem o time da Calle2 o jornalista Júlio Simões, o editor de arte Bruno Cavenaghi e os jornalistas Edvaldo Pereira Lima e Sergio Krasélis, ambos do conselho editorial. Logo na primeira edição, a Calle2 também traz uma entrevista exclusiva com Pepe Mujica, o mítico ex-presidente uruguaio que promoveu uma espécie de vanguarda política pós-moderna na América do Sul.

Confira – Calle2 está em www.calle2.com. Toda quarta-feira, uma nova e gratuita edição.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados