Em encontro de grafitagem na escola, talento do desenhista Thomas se sobressaiu
Ação foi realizada para evitar pichação e enaltecer grafitagem
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ação foi realizada para evitar pichação e enaltecer grafitagem
Uma manhã de sábado um tanto quanto ‘colorida’ na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes. A escola abriu as portas, para os alunos participarem de uma atividade diferente: junto de grafiteiros, eles iriam pintaram as paredes externas e internas do colégio. O evento aconteceu até as 17h de sábado.
A princípio, uma forma de valorização aos talentos que lá se encontram, foi o que motivou a direção da escola a iniciar o projeto. De acordo com o diretor Miguel Gomes, todo o material utilizado – tintas, spray e pincel, foi comprado com o próprio recurso da escola e algumas doações de alunos. “Essa ação é uma forma de valorizar os talentos da escola, além de promover a arte e cultura na rede pública de ensino”, argumenta.
Ao todo, 20 grafiteiros foram convidados para poder monitorar e auxiliar os alunos. Vale lembrar que a professora de artes que liderou a ação junto do artista plástico Apres Gomes Neto que ficou surpreso com o trabalho dos alunos.
Ainda segundo o diretor, a escola está empenhada na ação da grafitagem, não só pelo valor a arte, mas também, para acabar com a pichação que tem sofrido. “Quando tem grafite não há pichação e então vamos fazer grafite não é mesmo”, diz em entrevista ao MidiaMAIS. Ele ressaltou ainda que a escola possui mais de mil alunos e cerca de 30% gostam de arte.
Do lado de fora da escola, estava o grafiteiro Valmir de Souza, 19 anos. No muro, em forma de letras garrafais e arte, é claro, ele escreveu a palavra ‘Ricos’. Quando o questionamos, ele respondeu: “Porque o grafite é uma arte das ruas e não da classe alta e por essa que eu estou reproduzindo esta arte”.
Destaque
Enquanto estávamos retratando a ação na escola, encontramos Thomas Paiva, 18 anos. Tímido porem interessado, ele grafitava o rosto de uma mulher. No chão, ele exibia parte dos retrataos que faz desde os 13 anos. “São desenhos inspirados no Charles Lavezo [um desenhista paulista]”, diz.
Nos desenhos, é perceptível a tecnica que o estudante faz. “São detalhes que fui aprimorando de tanto estudar a arte do Lavezo…desenho para mim mesmo, nunca revendi; gosto de desenho porque é uma maneira que encontro em relaxar”, explica o desenhista autodidata que estava desenhando pela primeira vez sem ser no papel.
Com ele, a estudante Brenda Gomes, 16 anos disse estar contente com a oportunidade de retratar com o amigo, o qual considera artista, um rosto, uma expressão. “O grafite em si, é uma crítica em forma de arte e estar aqui nessa função está sendo revigorante”.
Encantando com a arte de Thomas, o artista plástico estuda possibilidades de ele realizar sua primeira exposição de artes. “Ele contou que tem muitos desenhos guardados, vamos ver no que pode virar”, pontuou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.