Descontentes artistas ocupam Fundac com sarau cultural

Classe permanecerá até as 14 horas de amanhã com manifestação pacífica    

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Classe permanecerá até as 14 horas de amanhã com manifestação pacífica

 

 

Os panos brancos estendidos nas janelas dos prédios ao redor da Fundac, anunciavam o apoio à manifestação da classe artística durante a ocupação no dia de hoje.

Com sarau musical, os artistas se apresentavam reforçando o movimento e sob os colchonetes no saguão principal, afirmavam a ordem de ‘passar a noite’ em prol da causa.

Durante a manhã, por intermédio dos vereadores que tem voz ativa na Comissão de Cultura – Luiza Ribeiro, Eduardo Romero e Vanderley Cabeludo – os membros do setorial de cultura estiveram em reunião com o poder público para fomentar a ocupação.

Das três reuniões durante o dia, foi acordado entre o prefeito Gilmar Olarte e o Secretário de Segurança que a Guarda Municipal não irá entrar com reintegração de posse.

De acordo com o diretor de teatro e membro efetivo do Conselho Nacional de Cultura, Fernando Cruz, a ocupação em si, ganhou mais força durante o dia. “Desde manhã, o movimento amadureceu de uma forma que reforça a coesão da nossa causa”.

Ainda segundo Cruz, todos os argumentos quanto às pautas de reivindicação estiveram esgotados, pois em todas as reuniões que a classe esteve junto à administração pública desde a posse do atual prefeito, Gilmar Olarte, não foram cumpridas.

“Tomamos essa decisão para exigir o que está na lei, porque não só a gente que trabalha e vive de cultura, mas toda a população necessita de cultura e isso não está sendo acordado”, ressalta Cruz.

Entenda o caso

Cerca de 70 artistas – música, teatro, circo, dança, produtores culturais, ocuparam na manhã desta terça-feira (3) a sede da Fundação Municipal de Cultura.

Chamada de Ocupação Pacífica– SOS Cultura, a classe permanecerá no local por 30 horas para obterem um respaldo digno sobre as pautas reivindicadas.

Dentre elas estão o pagamento do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) e Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro), que não foram pagos, os cachês atrasados, o 1% da Cultura e da não efetivação do Plano Municipal de Cultura.

De acordo com o Comandante Lima, da Guarda Municipal, a polícia acompanhará também, de forma pacífica, a ocupação. “Estaremos a noite toda com duas guarnições e não havendo depredação do patrimônio, vamos acompanhar tranquilamente”.

Palhaço por opção, o ator Mauro Guimarães, diz que mesmo o prefeito não entendendo o que é fazer cultura, o movimento está esperançoso. “Só pelo fato dos guardas que aqui estão entenderem que o meu trabalho é fazer as pessoas rirem, e do número de jovens politizados que chegaram durante o dia já valeu toda a causa”, diz.

Amanhã, a partir das 14 horas, os artistas acampados sairão em marcha até a Câmara Municipal, onde irá acontecer uma audiência pública.

O prefeito Gilmar Olarte se reunirá na noite desta terça com o Secretário de Finanças para avaliarem o caso e darem uma resposta aos artistas.

Conteúdos relacionados

Frango polemico familia
jorge e mateus ms turne despedida