Com verão batendo à porta, ainda dá tempo de ficar em forma de maneira saudável

Para eles, todo sacrifício é válido para estar com tudo em cima no verão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para eles, todo sacrifício é válido para estar com tudo em cima no verão

A menos de dois meses para o verão, muitas pessoas já começam a se preparar para as festas e viagens de fim de ano. Também é nesse período, que os famosos ‘Projeto Verão’ e ‘Projeto Fitness’ aparecem com força e quase obrigam milhares de pessoas a invadirem as academias. Uma verdadeira maratona.

Esteira, musculação, caminhada, dieta e uma série de outros mecanismo tornam-se rotina na vida de muita gente. Para eles, todo sacrifício é válido para estar com tudo em cima no verão. Experiente na área e acostumado a ver a corrida atrás do prejuízo, o educador físico Rodrigo Gartez, que há 9 anos trabalha em academias, lembra que somente o desejo de ter um corpo definido não basta: para obter o tão desejado perfil ‘fitness’ é preciso garra. “Somente a academia não faz milagre. Para alguém alcançar um corpo legal é preciso além de muita determinação, um tripé sustentado a base de treino, alimentação e descanso”, disse.

O profissional explica que depois do ‘choque de realidade’ que geralmente faz com que as pessoas procurem as academias, o próximo passo é a anamnese, etapa onde especialistas fazem uma bateria de perguntas sobre o dia a dia, alimentação e objetivo de cada um para, por fim, montar o melhor treino para cada novo adepto do reduto das academias.

Rodrigo afirma que não existe uma fórmula mágica para alcançar o corpo dos desejos. Segundo ele, cada organismo reage de uma maneira aos estímulos feitos na academia. Assim, o que realmente gera resultado é a continuidade na rotina de treinos. “Não adianta se dedicar apenas para ficar com o corpo legal no fim de ano, é preciso ter foco e dar seguimento à rotina”, relata.

Saúde

A Nutricionista Jéssica Alves enumera os riscos das ‘dietas malucas’. Segundo a especialista, os problemas resultantes da busca desenfreada pelas curvas perfeitas são diversos e aparecem a médio prazo.

“Existe um grande prejuízo em dietas muito drásticas e rigorosas. Além de alteração glicêmica, de colesterol, queda de cabelo, ansiedade, metabolismo desregulado e inflamação no intestino, no momento em que deixa de seguir a dieta, a pessoa corre grandes riscos de que o peso perdido aumente o dobro depois”, conta.

Se você você é uma dessas pessoas que está disposta a se mexer para entrar em forma fica uma dica especial da nutricionista. Além do acompanhamento médico a hidratação é peça fundamental para quem vai encarar a rotina de treinos. “Principalmente nesse tempo quente e seco, é preciso fazer uma hidratação adequada com muita água, chás e frutas”, finaliza.

(Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante)

Conteúdos relacionados

Frango polemico familia
jorge e mateus ms turne despedida