Com cortejo, Maracangalha comemora 9 anos de formação no dia de São Genésio

O diretor Fernando Cruz explicou um pouco a trajetória destes nove anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O diretor Fernando Cruz explicou um pouco a trajetória destes nove anos

A arte de rua nunca fora tão explícita e atuante como há 9 anos é em Campo Grande. Completando nove anos na ativa, o Grupo Teatro Imaginário Maracangalha lança uma programação inteira para comemorar mais um aniversário de sua trupe.

Em uma conversa informal mas regada a muito brilho nos olhos, o diretor Fernando Cruz fez uma retrospectiva dos anos que liderou e levou arte para os quatro cantos da cidade – isso inclui, ruas, calçadas, praças, feiras públicas e etc. “Destes nove anos o grande resumo é este: quem resiste conquista”, explica ao MidiaMAIS.

A resistência anunciada por Cruz condiz com uma luta ativa que leva arte para todos os tipos de público, rico, pobre, negro, branco….todos. “A arte pública é um dos tripés que seguram o Maracangalha e isso não é diferente de outras lutas e causas….é um trabalho que envolve um exercício de paciência, generosidade, foco e coração junto… essa mistura é fundamental para permanecer na luta”, avalia.

Quem conhece sabe e quem não conhece pode imaginar. O grupo é aquele que, quanto você menos espera, aparece em forma de cortejo pelos corredores, ruas e afins. Para Fernando, o sucesso para uma permanência em equipe está na inversão de valores: “quanto menos hierarquia mais horizontalidade…basicamente é isso”, explica.

O elenco é formado por Camilah Brito, Fran Corona, Alê Moura, Moreno Mourão, Renderson Valentin, Mariana Cabreira e o próprio diretor, que também entra em cena. E os colaboradores, que são chamados pelo grupo, carinhosamente, por ‘comparsas’ rendem uma lista gigante também.

Sobre escolher a rua para trabalhar, o diretor acredita que ela é mais democrática e que necessita de um brilho a mais. “Sempre optei pela rua pois acredito que é nela que tem a maior representação artística e representação política da sociedade além de ser um espaço de manifestação da estética e ética – que andam alinhadas, é importante falar,

A colheita dos frutos segue em três grandes espetáculos ‘Tekohá – Ritual de vida e morte do Deus pequeno’, ‘Areôtorare’ e ‘A Tragicomédia de São Cristovão e Sinhá Rosinha’, lançado neste ano. Das intervenções de rua estão: ‘Cabeça de Papelão’ e ‘Ferro em Brasa’.

Aliás, o ano de 2015 está sendo benéfico ao grupo Imaginário Maracangalha. Desde o primeiro semestre, o grupo tem percorrido festivais afora e está ativo em diferentes circuitos de teatro. Ainda de acordo com Cruz, o próximo semestre também tem agenda lotada. “Viajaremos pelos terceira vez no ano, a São Paulo, para participar de mais uma mostra de teatro e vamos também para o Ceará…são as colheitas fartas de muito trabalho e dedicação a arte, claro que tudo com muito amor”.

Por último, o bate-papo com o diretor termina com um protesto feito por eles recentemente, que abalou a todos durante a reinauguração dos eventos na Morada dos Baís, que agora é liderado pelo Sesc. Trajados com figurinos de época, o grupo fez uma performance na abertura do evento, antes mesmo da palavra do prefeito Gilmar Olarte e ao final, se lavaram com lama em protesto.

Grupo é conhecido popularmente por realizar performances e cortejos em todos os cantos da cidade“Embora não sejamos respeitados pelo poder público, a população tanto do centro quanto da periferia nos reconhece e clama pela arte….e infelizmente a cultura local não está sendo tratada a altura, assim como eles jogaram lama em todos a gente realizou a performance a altura deles, mas acredito que nem isso eles entenderam”.

E, em primeira mão, o grupo anunciou que foi aprovado em mais um projeto de circulação nacional, o BR em Movimento, da Petrobras. Da região Centro-Oeste, só eles e mais um grupo foram escolhidos e irão percorrer a Rota Guarani pelo sul do país. “São reconhecimentos assim que nos movem e fazem valer o que fazemos”, conclui.

Programação de aniversário

O Maracangalha foi fundado bem no dia de São Genésio, em 25 de agosto. Genésio é o santo protetor dos atores e músicos. O dia foi escolhido a dedo pelo idealizador Fernando Cruz, que acredita ser um dia abençoado pelo trabalho que realizam.

Veja programação completa abaixo:

25 de agosto de 2015 –  Cortejo 

Concentração: Bar da Dona Carmen (Rua Rui Barbosa,4488) a partir das 18h

Cortejo: 20h até a Casa Vai ou Racha (Rua 14 de julho, 4113)

27 de agosto de 2015 – Intervenção de Rua – CABEÇA DE PAPELÃO

Local: Praça do Rádio

Horário: 12h

27 de agosto de 2015 – Espetáculo: CORTEJO CENOPOÉTICO AREÔTORARE

Local:Orla Morena

Horário: 19h

28 de agosto de 2015 – Espetáculo: TRAGICOMÉDIA DE DOM CRISTÓVÃO E SINHÁ ROSINHA

Local: Praça do Ary Coelho

Horário: 15h

28 de agosto de 2015 – Seminário Arena Aberta: Direito à Cidade

Participante: Profª Mara Falconi da Hora e mediação de Paulo Edyr Bueno Camargo, ambos da UEMS

Local: Sede Teatral Grupo de Risco -Rua José Antônio Pereira,2170

Horário: 20h

29 de agosto de 2015 – Intervenção de Rua – FERRO EM BRASA

Local: Praça das Índias

Horário: 11h

29 de agosto de 2015 – Espetáculo: TEKOHA – O ritual de vida e de morte do Deus pequeno

Local: Feira da Jacy

Horário: 19h

29 de agosto de 2015 – Festa Teatral Grupo de Risco – 27 anos de Risco

Local: Teatral Grupo de Risco – Rua José Antônio Pereira, 2170

Horário: 21h30

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas