Tereza Cristina pode ser convocada pelo Senado para esclarecimento sobre funcionário da Embrapa

Evaristo Eduardo de Miranda foi denunciado por negacionismo científico em questões ambientais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ministra poderá ajudar Comissão do Senado sobre funcionário nomeado pelo Bolsonaro.
Ministra poderá ajudar Comissão do Senado sobre funcionário nomeado pelo Bolsonaro.

A ministra Tereza Cristina poderá ser convocada pela CMA (Comissão de Meio Ambiente) do Senado. O requerimento busca o depoimento e esclarecimento da ministra sobre um funcionário da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

O pedido foi feito pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), que pode ser votado pela Comissão nesta quarta-feira (23). Segundo ele, a participação da ministra poderá esclarecer pontos “em relação ao Sr. Evaristo Eduardo de Miranda, sua influência sobre a pauta ambiental do governo federal, baseada em negacionismo científico e distorção de informações técnicas”.

Além disso, o senador lembrou que Evaristo foi nomeado para assessorar a presidência na Embrapa. Jean destacou que o funcionário da empresa “se tornou o ‘guru ambiental’ do presidente da República, Jair Bolsonaro”.

A preocupação se dá pela oposição sistemática de Evaristo ao consenso científico. Para o senador, isso “contribuiu decisivamente com movimentos políticos voltados a adiar ou impedir as ações de proteção ambiental do governo e a desmantelar as políticas de conservação”.

Conteúdos relacionados