A atriz Monica Vitti, uma das mais admiradas, versáteis e bem-sucedidas atrizes da era de ouro do italiano no Século XX, morreu nesta terça-feira (1) aos 90 anos.

A informação foi confirmada pelo Ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschin que deixou suas condolencias a atriz em uma publicação feita nas redes sociais “Adeus, Monica Vitti, adeus à rainha do cinema italiano. Hoje é um dia verdadeiramente triste, morre uma grande artista e uma grande italiana”.

Trajetória

Monica Vitti nasceu no dia 3 de novembro de 1931, em Roma. Quando adolescente ela passou pela Segunda Guerra Mundial. Mais tarde ficou conhecida por suas personagens impecáveis nos filmes “A Aventura” (1960), “A Noite” (1961), “O Eclipse” (1962) e “O Deserto Vermelho” (1964). A atriz se formou na Nacional de Arte Dramática e iniciou sua carreira no teatro. Seu talento foi descoberto por Michelangelo Antonioni, com quem teve relação sentimental também.

Maria Luisa Ceciarelli, nome de batismo de Monica, foi um dos grandes nomes da comédia italiana, e por suas atuações, recebeu cerca de sete troféus no de Ouro Italiano. Também venceu cinco prêmios de Melhor Atriz no David Di Donatello Awards sendo indicada ao BAFTA.

Em 2000, Monica se casou com o pianista, compositor e cineasta Roberto Russo, com quem tinha um relacionamento desde 1973. Russo foi quem anunciou que Monica sofria de Alzheimer há quase 15 anos.

Em 1995, ela foi homenageada com um Leão de Ouro, no Festival de Veneza, cinco anos após ter encerrado a sua carreira. Desde o fim dos anos 90, Monica se retirou da vida pública, e terça-feira (1) a atriz nos deixou. Uma grande perda do cinema Italiano.