Pular para o conteúdo
Geral

Em guerra civil, Etiópia declara estado de emergência

Em meio a uma guerra civil que perdura por um ano, o governo da Etiópia declarou nesta terça-feira (2)
Arquivo -

Em meio a uma guerra civil que perdura por um ano, o governo da Etiópia declarou nesta terça-feira (2) estado de emergência por seis meses após tropas da região de Tigré terem afirmado que capturaram mais cidades e que estão considerando ir até a capital Adis Abeba.

O anúncio ocorre dois dias após o primeiro-ministro etíope e vencedor do Nobel da Paz de 2019 convocar seus cidadãos a pegarem armas e se defenderem contra as tropas da Frente de Libertação do Povo de Tigré (FLPT), que governa a região de Tigré. As medidas sugerem que a situação do conflito para o governo federal seja pior do que Adis Abeba vinha afirmando.

Nos últimos dias, a FLPT disse que dominou duas cidades na região de Amhara, Dessie e Kombolcha, o que colocariam suas tropas na localização mais próxima de Adis Abeba desde que os rebeldes passaram a avançar em outras regiões, em julho, alegando a ofensiva como uma tentativa de quebrar o cerco que vem impedindo a chegada de ajuda humanitária em Tigré. Segundo a ONU, a guerra civil levou 400 mil pessoas na região a passarem fome. A organização já acusou o governo federal de bloquear a entrada de ajuda.

De acordo com o Post, o Exército de Libertação Oromo (OLA, na sigla em inglês) e a FLPT – ambos classificados após o início da guerra como grupos terroristas pelo governo etíope – estão “unidos” em uma linha de frente à cerca de 370 quilômetros ao norte de Adis Abeba. Citando porta-vozes dos dois grupos, o jornal disse que ambos afirmaram que uma solução pacífica está descartada.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, que pediu “cessar imediato das hostilidades” e “acesso humanitário irrestrito”, está “extremamente preocupado com a escalada da violência na Etiópia e a recente declaração de estado de emergência”, disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric em um comunicado. “A estabilidade da Etiópia e da região está em jogo”, escreveu.

A embaixada dos EUA em Adis Abeba disse que sugere “fortemente” que cidadãos americanos “reconsiderem seriamente” uma eventual viagem à Etiópia e que aqueles que estão no país africano considerem se preparar para deixá-lo.

Também nesta terça-feira, o presidente americano disse que pretende cortar a Etiópia de uma lista de países africanos que recebem amplas isenções alfandegárias para exportar seus produtos aos EUA por causa das violações de direitos humanos durante a guerra civil, marcando a ação mais forte de Washington até o momento desde o início do conflito.

A guerra civil, iniciada em novembro de 2020, gerou uma das maiores crises humanitárias da atualidade, deixando dezenas de milhares de refugiados e milhões de deslocados internos. Todas as partes do conflito já foram acusadas de atrocidades, mas a maioria das acusações recai sobre milícias regionais e as tropas da Eritreia. (Com agências internacionais).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zanin justifica lacre de celulares em julgamento como “providência excepcional”

Ação da Opas busca aplicar 66 milhões de vacinas em países do continente americano até sábado

‘Estão gritando’: Desarme de disjuntor deixa detentos sem energia na Máxima em Campo Grande

CEM e outras unidades de atendimento à saúde fecham durante feriado prolongado

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Dívida de R$ 10 mil motivou assassinato de Sandro na frente da esposa por PM 

Damares apresenta à PGR pedido de impeachment de Lupi por investigações no INSS

Últimas Notícias

Polícia

Mato Grosso do Sul é alvo de operação que desarticula o crime organizado em MT e RO

Operação contou com apoio de helicóptero e 300 policiais civis cumprindo quase 60 mandados de prisão preventiva

Brasil

Bolsonaro toma água e come gelatina após 17 dias sem comer na UTI por cirurgia no intestino

Ex-presidente segue sem previsão de alta

Polícia

Casal conhecido pela polícia é capturado pela Derf no Jardim Tarumã

O casal possui diversas passagens pela polícia

Política

Empresário é preso em flagrante na CPI das Bets após pedido de Soraya Thronicke

Acusação é de falso testemunho durante depoimento no Senado