45ª Mostra de Cinema chega ao fim e melhor filme é ‘Clara Sola’
O público escolheu os melhores filmes da competição de novos diretores, até o segundo longa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A atriz e diretora Helena Ignez, homenageada com o lançamento do livro Atriz Experimental, recebeu o Prêmio Leon Cakoff, que leva o nome do criador da Mostra Internacional de Cinema, e destaca personalidades, brasileiras ou internacionais, que contribuem para o desenvolvimento artístico e humanitário do cinema.
Como sempre, a Mostra trabalhou com uma seleção dupla. O público escolheu os melhores filmes da competição de novos diretores, até o segundo longa.
Sobre essa pré-seleção o júri deste ano, integrado por Beatriz Seigner, Carla Caffé e Joel Zito Araújo, escolheu os vencedores do troféu Bandeira Paulista, criado pela artista plástica Tomie Ohtake.
O melhor filme foi Clara Sola, que também levou o de melhor atriz para Wendy Chinchilla Araya. O melhor ator foi Yuriy Borisov, por Compartimento nº 6. O júri também outorgou uma menção honrosa a Pequena Palestina, Diário de Um Cerco.
Prêmios
Houve ainda três prêmios da crítica. A Abraccine escolheu o melhor filme de diretor(a) iniciante e foi A Felicidade das Coisas, de Thaís Fujinagua. Os demais prêmios da crítica, não necessariamente ligada à Associação, foram para Urubus, de Cláudio Borrelli, o melhor brasileiro, e O Compromisso de Hasan, do turco Semih Kaplanoglu, o melhor estrangeiro.
Urubus também recebeu o prêmio do público como melhor ficção brasileira. Foi o filme exibido na sequência. Já tivera uma primeira exibição ao ar livre no Vão do Masp.
Cláudio Borrelli realizou seu longa movido por duas coisas que o fascinavam. O filme é sobre os pichadores que, em 2008, invadiram o andar livre da Bienal que celebrava o tema do vazio na arte. A essa história, Borrelli acrescentou os temas – a transgressão do picho e o risco da escalada nos prédios.
Seu filme é muito bom, muito forte. E – detalhe – foi feito com recursos próprios, segue sem distribuição. Outra tradição da Mostra é a repescagem, que começa nesta quinta, 4, e vai até as 23h59 de domingo, 7. Será toda online, e os filmes que integram a seleção ficarão disponíveis por 24 horas a partir do momento em que os interessados clicarem.
Embora Renata de Almeida ainda não tenha apresentado os números definitivos, a 45ª Mostra Internacional de Cinema em sua versão híbrida de 2021 só lotou as sessões presenciais de filmes bombados nos grandes festivais, especialmente o de Cannes.
A lista completa pode ser encontrada no site oficial (mostra org) e a exibição será através da plataforma Mostra Play.
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Dia das Crianças: Instituto Luther King promove bazar com itens da Receita Federal
Com preços abaixo do mercado, todos os produtos estarão disponíveis para venda a partir das 9h
Moraes autoriza Daniel Silveira a progredir para o semiaberto
Silveira foi condenado por tentativa de impedir exercício dos poderes
VÍDEO: Incêndio toma conta de vegetação em Maracaju
Em meio ao tempo extremamento seco, com umidade do ar abaixo dos 12% em Mato Grosso do Sul, os focos de incêndio ficam mais recorrentes
‘Ficha não caiu’, diz humorista francês após capotar o carro
Acidente aconteceu no último domingo (6); todos os ocupantes que estavam no veículo passam bem
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.