Saúde municipal e estadual vão formar comissão mista para resolver problemas

As secretarias municipal e estadual de saúde, que vão formar uma comissão mista para resolver os problemas do setor, vão procurar o poder judiciário. O objetivo é evitar a judicialização de cirurgias no SUS (Sistema Único de Saúde) e dar celeridade à demanda.

Não se sabe o número de procedimentos que estão na Justiça, mas seria crescente as demandas judicializadas por diversos motivos, segundo o secretário municipal, Jamel Salem.

Os secretários da pasta, Jamal Salem (municipal) e Nelson Tavares (estadual) se reuniram no domingo (18) e estabeleceram medidas que devem ser aplicadas de imediato, afirmam.

Uma delas é uma reunião com o judiciário em abril para solucionar os casos que vão para Justiça. Um procedimento cirúrgico quando vai para esfera judicial custa, em média, R$ 6 mil a mais, segundo o secretário municipal.

Enquanto isso, será promovido um mutirão de cirurgias. Previsto para começar a partir de 1° de fevereiro, os secretários falam em algo em torno de mais 250 cirurgias eletivas de ortopedia, 600 procedimentos cirúrgicos de catarata e otimização dos leitos na Santa Casa e Hospital Regional, como forma de obter mais leitos.

As duas equipes de saúde – municipal e estadual – devem começar a se reunir a partir desta segunda-feira (19) para definir metas e estabelecer as medidas.