Presidente do TCE/MS inova com criação do Comitê Especial de Fiscalização dos Poderes
O comitê será composto pelos sete Conselheiros e coordenado pela Presidência do Tribunal de Contas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O comitê será composto pelos sete Conselheiros e coordenado pela Presidência do Tribunal de Contas
Já na primeira sessão ordinária do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), realizada nesta quarta-feira (10/02), o presidente da Corte de Contas, conselheiro Waldir Neves Barbosa, apresentou um projeto inovador de resolução normativa que dispõe sobre a criação do Comitê Especial de Fiscalização dos Poderes. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros, com parecer favorável do Ministério Público de Contas (MPC).
A partir de agora receberão fiscalização especial os órgãos com maior movimentação processual como o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Defensoria Pública Estadual e Prefeitura Municipal de Campo Grande. De acordo com Waldir Neves estes órgãos exigem exame minucioso e célere de suas prestações de contas, “o que será possível com a prática de ações conjuntas dos membros do TCE-MS, conforme previsto no projeto aprovado”.
“Vamos monitorar com mais rigor a arrecadação e as despesas destes órgãos de forma a garantir a correta distribuição e aplicação dos recursos públicos”, afirmou Waldir Neves. De acordo com o projeto, o Comitê vai proceder, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncias de receitas sobre as contas prestadas anualmente por estes órgãos.
O comitê será composto pelos sete Conselheiros e coordenado pela Presidência do Tribunal de Contas, cabendo a cada membro a indicação de um servidor a auxilia-lo no desempenho dos afazeres propostos. Após o término dos trabalhos, a Presidência, de posse do relatório final de cada unidade jurisdicionada, designará, a seu critério, no máximo dois Conselheiros, para em conjunto ou separadamente, relatar as contas de governo prestadas para posterior julgamento.
Com essa medida o conselheiro Waldir Neves sinaliza fortemente no sentido de uma atuação conjunta e integrada dos conselheiros, assim como maior rigor e transparência na apreciação das contas públicas. Durante a primeira sessão ordinária do Pleno o conselheiro Waldir Neves afirmou que todas as medidas serão previamente discutidas com os demais conselheiros, procuradores de contas e auditores, “visando uma atuação conjunta, harmoniosa e firme do Tribunal de Contas”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.