Plano de Saúde de Dourados é acusado de demora para agendamento de consultas

Operadora de Plano de Saúde se cala sobre acusação porém o Midiamax ensina como fugir da fila

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Operadora de Plano de Saúde se cala sobre acusação porém o Midiamax ensina como fugir da fila

Notícia do Dourados News do dia 02 de fevereiro trouxe à tona o possível problema para agendamento de consultas por meio da Unimed do município, localizado a 230 Km de Campo Grande. O jornal eletrônico veiculou que a espera dos assegurados pelo convênio seria até de um ano dependendo da especialidade, variando em média de 45 dias, o que se for verdade contraria uma resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS). A definição do órgão para esse tipo de procedimento estabelece prazo máximo de 14 dias. 

“Pelo que vejo o problema nem é tanto da Unimed e sim das clínicas. Tentei assim como outras pessoas marcar consultas com especialistas e me deparei com a projeção para daqui a 45 dias ou três meses. Parece que não é feita uma organização que diferencie os que são pacientes particular e os que são de plano de saúde”, reclama para o Midiamax a administradora, Roslaine Jerônimo, moradora de Dourados, que paga todo mês R$ 230,00 para ter a sua Unimed.

Ela, assim como a assistente social, Cláudia Benites, foram entrevistadas pelo Dourados News, que alega ter feito uma pesquisa sobre o problema em diversas clínicas do município, que tem 170 mil habitantes, sendo o segundo maior do Estado. A Unimed de Dourados foi consultada pelo Midiamax sobre a suposta demora nos agendamentos de consulta e após 72 horas do contato se limitou a dizer pela Assessoria de Imprensa que não irá comentar a denúncia.

Resolução Federal impede fila 

O Procon/MS por meio do seu superintendente afirmou a reportagem que acompanha o caso, e que a unidade do órgão de Defesa do Consumidor do município é responsável por reportar possíveis recorrências do problema à regional, ou até na própria cidade efetuar penalidades administrativas em ações de fiscalização.

“O Plano de Saúde não pode negar ao seu cliente o agendamento de consulta. Se o fizer o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria da empresa e solicitar que seja marcado o procedimento, e da data do protocolo terá que ser agendada em no máximo sete dias. É uma responsabilidade do Plano de Saúde, que a pessoa tem contrato, interceder nesse agendamento. Fica ele responsável por marcar, mas aí não existe a obrigatoriedade que seja com o determinado profissional A ou B, apenas alguém da especialidade”, explica o chefe do Procon/MS, o advogado Alexandre Resende, sobre a determinação que garante a celeridade por meio de uma Resolução da ANS.

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