MPE apura falta de medicamentos, médicos e equipamentos em postos de saúde

Nesta terça-feira (10), foi publicada abertura de dois inquéritos civis pelo MPE

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta terça-feira (10), foi publicada abertura de dois inquéritos civis pelo MPE

O MPE (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu dois inquéritos civis a fim de investigar a precariedade de equipamentos e de pessoal em várias UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Capital. A abertura dos processos foi divulgada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial do PME.

De acordo com a publicação, a promotora Daniela Cristina Guiotti, vinculada à 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública, vai está apurando a falta e a insuficiência de equipamentos, aparelhos e insumos nas UBSs da Região Oeste de Campo Grande.

Entre as unidades citadas no documento, constam: Santa Carmélia; Lar do Trabalhador; Albino Coimbra; Silvia Regina; Vila Popular; Coophavila; Indubrasil; Buriti; Bonaça e Caiçara. Além disso, também será investigada a freqüência dos plantões médicos nestas UBSs.

Já o segundo processo, também liderado pela mesma promotora, vai investigar a falta de profissionais para compor as equipes de trabalho; a baixa capacidade potencial do médicos e a falta de equipamentos e medicamentos básicos. Neste caso, de acordo com o edital, serão investigadas as unidades da Região Sul.

Por outro lado, a assessoria de imprensa da Sesau, destacou que esses processos abertos pelo MPE são antigos e as melhorias recomendadas pelo órgão já estão sendo implementadas gradativamente pela Prefeitura de Campo Grande.

A Sesau exemplificou algumas medidas já timadas, tais como a abertura de um pregão para a compra de equipamentos das UBSs da Vila Almeida e do Coronel Antonino. Nestes casos, também será feita a contratação de médicos e enfermeiros. Segundo a Sesau, a próxima unidade a passar por melhorias será a do Bairro Guanandy.

Sem detalhar o período, a Sesau conclui afirmando que está dentro do prazo das recomendações feitas pelo MPE e que todas as unidades citadas pela promotoria serão atendidas.

Conteúdos relacionados