Os profissionais queriam contratação a partir de 12 de fevereiro, quando começam as atividades na rede

 

Os convocados da rede estadual terão o contrato com o governo do Estado antecipado em apenas um dia. Os profissionais pediam que o convênio fosse assinado em 12 de fevereiro, quando eles teriam que estar nas escolas para elaboração do plano pedagógico, e não em 19 de fevereiro, início das aulas no Estado.

Um grupo de docentes se reuniu com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola, na segunda-feira (9). Na ocasião, segundo o professor Gilvano Bronzoni, a titular se comprometeu a levar a reivindicação ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), mas adiantou que dificilmente a alteração do início das aulas seria modificada. Em acordo com prefeitos do interior de MS, Azambuja adiou o começo das atividades de 9 para 19 de fevereiro.

Apesar das tratativas, o governo do Estado antecipou a contratação dos docentes somente por um dia – antes eles seriam contratados em 19 de fevereiro, mas agora no dia 18.

Situação semelhante ocorreu no município, mas a Semed (Secretaria Municipal de Educação) voltou atrás e resolveu contratar os professores convocados a partir de 9 de fevereiro, quando o plano pedagógico é elaborado. O salário deles será gerado em uma folha complementar. Se assim não fosse, em virtude da data de início das aulas, o salário só cairia em abril.

No caso dos profissionais convocados pelo Estado ainda não se sabe como será feito este pagamento. “No Estado, essa parte [pagamento] não pertence à pasta de educação e ainda estão tentando pagar na folha complementar, mas é uma coisa nova no governo, estão estudando” comenta.

Mesmo com o contrato valendo só em 18 de fevereiro, Gilvano afirma que os profissionais convocados devem estar em sala de aula a partir do dia 12. “A secretária garantiu que só seremos convocados no dia 18, mas vamos ver. É um prejuízo para educação, as aulas não começam 100%”.