Como homenageados estavam os advogados criminalistas Ricardo Trad e Renê Siufi

O Tribunal do ganhou uma exposição permanente no Fórum Heitor Medeiros em . A exposição foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (27) e durante a cerimônia esteve presente o presidente do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), João Maria Lós e o diretor do Foro da Comarca de Campo Grande, Juiz Aluizio Pereira dos Santos.

Como homenageados estavam o desembargador Júlio Roberto Figueiró Cardoso e os advogados criminalistas Ricardo Trad e Renê Siufi. A exposição foi iniciativa do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, ele destacou que a intenção é preserva como o Tribunal do Júri era feito antes e mostrar os casos que tiveram maior repercussão na Capital.

“Teve um momento que começamos a perceber o acervo histórico que tínhamos do Tribunal e isso fez com que notássemos que erra possível e preciso manter essa história. Resgatamos informações e conjuntos históricos”, relatou Cardoso.

O presidente do TJMS ressaltou a importância da exposição para os futuros advogados e acadêmicos de direito que podem ter um acesso mais rápido a história do Tribunal do Júri.  “Precisamos preservar a memória e o Tribunal do Júri, ele é uns dos órgãos mais expostos a população dentro do poder judiciário. Gera julgamentos polêmicos que tem atenção da população. Temos que preservar a memória para que os mais jovens tenham acesso a informação”, afirmou.

Entre os homenageados, os advogados Renê Siufi e Ricardo Trad não deixaram de tecer elogios um ao outro. Eles afirmam que apesar dos nomes serem citados como homenageados, todos aqueles que fazer o Tribunal do Júri estão de parabéns pelo trabalho realizado.

“É de todos aqueles que trabalham no júri para valorizar o tribunal que tem a maior transparência, essa homenagem é isso. Sobre tudo é isso”, afirmou Renê.

Ricardo Trad destacou que estar vivo para receber a homenagem é o maior presente. “Esse homenagem é muito justa ao Renê Siufi, um ícone da advocacia criminal do Estado e a mim também. Esta homenagem esta sendo feita pelo TJMS e ainda bem que estamos recebendo em vida por tudo aquilo que nos fizemos e pela grandeza da instituição o Tribunal do Júri”.