Federação cobra da associação dos municípios implantação da lei do piso
Diálogo com os sindicatos de base, no intuito de debater sobre o Piso Nacional
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Diálogo com os sindicatos de base, no intuito de debater sobre o Piso Nacional
A Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (FETEMS) se reuniu com o presidente da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Juvenal Neto, prefeito de Nova Alvorada do Sul, para debater questões relacionadas à valorização dos trabalhadores em educação das Redes Municipais de Ensino.
De acordo com o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botarli Cesar, há tempos a entidade vinha solicitando uma reunião com a Associação no intuito de estabelecer uma relação que vise fortalecer a batalha constante pelos direitos dos educadores dos municípios. “A última vez que fomos atendidos foi na gestão do atual deputado estadual, Beto Pereira, de lá para cá não havia mais canal de dialogo, portanto o início dessa conversa é de suma importância e reforça o que mais prezamos que é a mesa de negociação em prol das garantias dos direitos da categoria”, afirma.
Sobre os encaminhamentos da reunião, Roberto Botareli, afirmou que o presidente da Assomasul, firmou o compromisso de encaminhar uma orientação para que os prefeitos municipais abram canais de diálogo com os sindicatos de base, no intuito de debater sobre o reajuste salarial do Piso Nacional, que é de 13,01% e cheguem a um acordo de valorização dos educadores.
Além disso, também ficou firmado entre as partes que a Assomasul irá debater com os prefeitos sobre a construção e restruturação do Estatuto dos Profissionais da Educação Básica das Redes Municipais de Ensino. “A construção em conjunto é o melhor caminho, pois muitas vezes as prefeituras pagam valores exorbitantes na construção do Plano de Cargos e Carreira dos trabalhadores em educação, que é o nosso Estatuto, não dialogam com os nossos sindicatos neste processo e isso resulta em um desgaste desnecessário, pois muitos desses planos não abrangem o que a categoria espera”, disse o secretário de finaças da FETEMS, Jaime Teixeira, que também acompanhou a reunião.
No último dia 26, quinta-feira, a FETEMS soltou uma Nota Pública, contestando a declaração da Assomasul, que repercutiu notícia orientando as prefeituras municipais sobre o não cumprimento do reajuste do piso dos professores, de 13,01%, caso suas receitas líquidas sejam mais de 52% com despesa de pessoal. Novos encontros devem acontecer entre a Federação e a Assomasul para dar andamento nas construções.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com atraso em cirurgias, sistema de refrigeração estraga e Santa Casa muda CTI do Trauma
Setor passa por alterações temporárias, o que altera a lista de procedimentos
Justiça determina liberdade de grupo preso após perseguir e atirar contra desafeto em Sidrolândia
Suspeitos foram presos na última segunda-feira (9) pela Polícia Civil
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.