Falta de reparo em pontes e vicinais deixa aldeias isoladas no interior de MS
Prefeitura fez reparo de uma das pontes que dá acesso, mas não arrumou entorno
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeitura fez reparo de uma das pontes que dá acesso, mas não arrumou entorno
As aldeias indígenas Córrego do Meio e Lagoinha, localizadas em Sidrolândia, que fica a 73 quilômetros de Campo Grande, vive desde a sexta-feira (20) um isolamento de acesso devido às condições de duas pontes, que são mantidas pelo Poder Público Municipal.
Uma delas foi reparada pelos próprios moradores das comunidades, apenas com a ajuda de combustível da Prefeitura, mas obstáculos de barro impedem o seu alcance. Já a outra, que estava em estado precário, ficou ainda pior depois de ser exclusivamente utilizada nas últimas semanas até passar por interdição.
Um ônibus da Viação Vacaria, que fazia o transporte de funcionários da Unidade da JBS Friboi de Sidrolândia, ficou preso no madeiramento da ponte, afundado com o peso do veículo. Cerca de 200 funcionários da indústria de alimentos sai das aldeias Córrego do Meio e Lagoinha para trabalhar na empresa, em dois turnos de expediente, com uma viagem diária de 30 quilômetros.
Motícia do Jornal Midiamax, veiculada em janeiro, estimou explicações da Prefeitura, que justificou a distribuição de diesel a um carro que não era da frota oficial. O Poder Público Municipal de Sidrolândia justificou que o combustível era cedido à comunidade, que ficaria responsável por realizar o reparo do acesso, com o apoio da própria JBS-Friboi.
“O serviço de recuperação da ponte, que a Prefeitura nos cedeu o diesel, foi feito, mas no trecho antes dela fica intransitável depois das chuvas por não estar cascalhado. Já pedimos ao Poder Público que faça a manutenção da estrada que dá acesso, em virtude da utilização necessária para muitos trabalhadores daqui ir para a zona urbana realizar suas atividades profissionais. Nas últimas semanas, mesmo fazendo um desvio de quatro quilômetros todo mundo passou a utilizar esse outro caminho, que acabou por estragar de vez a outra ponte”, diz o professor da Rede Municipal, e morador da Aldeia Indígena Córrego do Meio, Jucimar Clementino.
A reportagem, até o fechamento deste texto não conseguiu explicações da Prefeitura sobre o trabalho de manutenção das estradas municipais que ligam a Zona Urbana às comunidades indígenas Córrego do Meio e Lagoinha. Sobre o incidente registrado na foto enviada ao Midiamax, o proprietário da Viação Vacaria afirmou lamentar profundamente as condições das estradas vicinais de Sidrolândia, e que assim como os moradores dessas comunidades torce para que o Poder Público faça o seu trabalho de viabilizar uma melhor estrutura de acesso na Área Rural do município.
“A dificuldade nas estradas e pontes da Área Rural da nossa cidade é algo diário na vida de quem mora nesses locais e para a viação que faz o transporte de trabalhadores dessas aldeias até a unidade da JBS-Friboi. Um problema que afeta a segurança das viagens e também atrasa a entrada dos profissionais no seu serviço ou o retorno às suas residências”, diz Moacyr de Almeida, diretor e proprietário da empresa.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Procura por material escolar já começou e papelarias de Campo Grande se preparam para ‘boom’ de janeiro
Papelarias de Campo Grande já estão com estoque pronto para ano letivo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.