Falta de informação na Central de Matrículas da Rede Municipal irrita pais de alunos
De acordo com a prefeitura o período para a pré-matrícula foi encerrado no dia 13
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De acordo com a prefeitura o período para a pré-matrícula foi encerrado no dia 13
Pais que perderam o prazo ou tiveram algum problema com a matrícula do filho na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande e precisaram ir até a sede da Semed (Secretária Municipal de Educação), nesta quinta-feira (15), reclamaram da demora do atendimento e da falta de informação.
De acordo com muitos pais que foram até o local, eles estavam sendo avisados que a Central funcionaria até às 17h30, mas na realidade guardas-municipais impediram a entrada a partir das 16h e falaram para os pais retornarem nesta sexta-feira (16).
“Eu perdi a data de fazer a matrícula do meu filho e me orientaram vir aqui, me falaram um horário e quando cheguei já estava fechado”, afirmou Priscila Vicente Santana, de 28 anos.
Ainda de acordo com Priscila, os funcionários da escola onde o filho estudou no ano passado orientaram que ela ligasse no 0800-615-15-15, mas que ninguém atendeu as ligações. “Está impossível conseguir alguém atender a ligação, só chama e cai”, declarou.
Além de Priscila outras mães relataram o mesmo problema. Rosimere Aparecida, de 40 anos, mora no Bairro Tiradentes e precisou sair do serviço e pegar um carro emprestado para chegar no horário divulgado pela Semed, mas encontrou os portões fechados. “O telefone não atendem e recebi um papel na escola dizendo que o atendimento é até as 17h30, mas cheguei aqui e está fechado, como pode isso?”, indagou Rosimere.
Outra reclamação também foi feita pela Juliene Carneiro Cunha, de 37 anos, ela tem dois filhos e está se mudando do Rio de Janeiro para a Capital de Mato Grosso do Sul, disse que conseguiu falar no 0800-615-15-15. “Disseram para eu vim correndo que iam atender até depois das cinco. Eu cheguei 16h05 e o portão estava fechado, é uma falta de respeito!”.
Para quem conseguiu entrar o problema foi outro, a espera para ser atendido. “A demora para ser atendido é de 1h30, eu cheguei por volta das 15h e estou saindo agora, 16h20. O atendimento é rápido. O difícil é chegar na atendente, depois é tranquilo”, concluiu Denise Gomes Meza, de 37 anos.
Prefeitura
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o período para a pré-matrícula foi encerrado no dia 13 de Janeiro (terça-feira) e que os pais que precisaram comparecer ao local hoje é porque não se atentaram as datas de pré-matrícula e efetivação.
Em relação a linha telefônica que os pais reclamaram que não estavam atendendo, a assessoria informou que estavam congestionadas e por isso dando sinal de ocupada.
Confira na íntegra a nota da prefeitura:
Como sabem, o período de matrículas da REME se encerrou no dia 13, reservando para hoje 15, o dia para que as pessoas venham resolver questões como trocar a escola para a qual o aluno foi designado ou fazer matrícula, uma vez que se perdeu o prazo para isso.
A se considerar:
– todos os alunos que procurarem a REME terão vagas, talvez não na opção -desejada, mas aluno nenhum ficará sem uma vaga garantida.
– a razão de ter tantas pessoas na espera é principalmente o fato de que a grande maioria não se ateve às datas de pré-matrícula e efetivação, perdendo a vaga. O ideal seria que hoje fossem atendidas somente casos especiais, como o das pessoas com algum problema na matrícula ou que pretendem mudar a escola para qual o aluno foi designado.
– conversei com algumas pessoas que estavam na fila e de 10 com os quais conversei, 8 haviam perdido o prazo, por simplesmente não atentarem a ele.
– algumas pessoas reclamaram que não têm conseguido fazer a ligação pelo 0800, que o sistema estaria fora do ar, segundo a Central de Matrículas, essa informação não confere, o que houve nos últimos 3 dias é que as linhas estiveram bastante congestionadas, ficando assim, ocupadas.
Somente hoje a central atendeu 1.621 alunos das 7 às 17:30min.
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