Com falta de vagas, Prefeitura dará incentivo para construção de estacionamento vertical

Lei dará isenção para estacionamentos que abrigarem mais de 80 veículos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lei dará isenção para estacionamentos que abrigarem mais de 80 veículos

Com falta de vagas para estacionar em Campo Grande, a Prefeitura dará incentivo para a construção de prédios para estacionamento. A lei, de autoria do vereador e presidente da Câmara Mario Cesar (PMDB), foi sancionada dia 20 e publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta segunda-feira (26).

A lei n° 5.515 “autoriza o poder executivo a instituir incentivo fiscal para a construção de edificação vertical destinada ao estacionamento de veículos na cidade de Campo Grande e dá outras providências”. A construção terá de ser uma edificação vertical com no mínimo 4 pavimentos, com construção de 70% da área do terreno e ser explorada comercialmente. O benefício fiscal será concedido para os estacionamentos que abrigarem acima de 80 veículos. 

Haverá isenção de 100% sobre o ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza)  cujo fato gerador seja a construção civil do estacionamento vertical. Também terá isenção de 100% do IPTU por 5 anos. Outro incentivo é isenção do ISSQN  sobre a guarda e estacionamento de veículos terrestres automotores no período de 10 anos de funcionamento do estabelecimento, sendo 100% nos 5 primeiros anos e 50% nos próximos 5 anos.

Os benefícios serão cedidos desde que o estacionamento tenha o aval da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). O estacionamento deve também estar de acordo com as necessidades estruturais de acessibilidade aos deficientes físicos.

A lei será regulamentada pelo Poder Executivo em 120 dias. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Novidade

A maioria dos estacionamentos particulares da Capital são horizontais. A equipe de reportagem encontrou um de edificação vertical ao lado do Camelódromo Municipal, na 15 de novembro. O estacionamento ocupa o quarteirão, com entrada na Afonso Pena.

Sem vagas                                                                                                                                                                       

A falta de vagas para estacionar tem irritado a população. O universitário Luiz Mário, de 45 anos, diz que é preciso chegar cedo para conseguir uma boa vaga. “É concorrido, tem que ficar esperto. Se bobear perde a vaga”. Para Luiz, as vagas não acompanharam o crescimento de carros na cidade. “Aumentou, mas não tem onde parar. É complicado”.

Evelin Silveiro, de 22 anos, auxiliar administrativa, considera o serviço péssimo. “Só tem vaga em estacionamento particular, quando tem. E não é suficiente”, critica. A empresária Flávia Nantes, de 35 anos, segue a mesma linha. “Está horrível. Tem que chegar muito cedo para conseguir vaga”.

Conteúdos relacionados