Banco de Leite da Santa Casa precisa de doações

O estoque está reduzido e é preciso de doações para atender os bebês prematuros e de baixo peso

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O estoque está reduzido e é preciso de doações para atender os bebês prematuros e de baixo peso

O Banco de Leite Humano Irmã Maria José Machado, da Santa Casa de Campo Grande está com o estoque baixo. Em média, 25 bebês prematuros e de baixo peso precisam de doação.

Localizado no 3º andar, ala A, o Banco de Leite tem como principal objetivo apoiar, incentivar e promover o aleitamento materno, desde a sua produção até a sua distribuição aos recém nascidos prematuros de baixo peso e a todos aqueles que por algum outro motivo não puderam ser alimentados pela mãe.

Além da coleta interna, o banco de leite realiza coleta externa, com a colaboração de um militar bombeiro, que, junto com uma funcionária do setor, vai até o domicílio da mãe que deseja ser doadora. Na visita, previamente agendada, a mãe recebe todas as orientações necessárias para a higienização correta, retirada e armazenamento do leite.

O leite coletado nessas visitas passa pelo processo de pasteurização (aquecimento a uma temperatura de 62.5º C por 30 minutos) e análise microbiológica. Esses processos têm o intuito de conferir a qualidade físico-química e manter a qualidade do produto em relação aos seus nutrientes.

O banco tem capacidade de pasteurizar mais de 100 litros por mês, porém, devido ao reduzido número de doações, são pasteurizados apenas 40 litros (volume que varia de acordo com a quantidade de doações). A demanda interna é de, aproximadamente, 5 litros por dia, sendo que apenas de dois a três litros são distribuídos diariamente e o restante é complementado com fórmulas infantis. O setor atende, em média, 60 bebês por dia e dentre as atividades assistenciais realizadas pelos colaboradores do banco de leite estão orientações quanto à pega e posição, ordenha e orientações gerais à puérpera. 

Para ser doadora de leite a mãe precisa estar bem de saúde, possuir todos os exames do pré-natal em ordem e leite em excesso, ou seja, sobrar leite após amamentar seu bebê.

Para doar basta ligar para o ramal 4174 ou para ligações externas 3322-4174. O horário de funcionamento de segunda a sexta é das 6h às 20h e aos finais de semana das 6 horas às 18 horas.

O Banco de Leite também aceita doações de embalagens de vidro com tampa plástica tipo maionese ou café solúvel.

Conteúdos relacionados