Aulas do Instituto Mirim começam na segunda–feira

 400 alunos novos e mais os 350 que já estão no Instituto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 400 alunos novos e mais os 350 que já estão no Instituto

As aulas do Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) começam na segunda-feira (03.08) e os 400 alunos novos e mais os 350 que já estão estudando têm pela frente novos conhecimentos e experiências. A expectativa deles é grande com tantas novidades. Nesta sexta-feira, todos os mirins – das unidade Centro e Carandá – inclusive os pais deles, foram recepcionados pelo prefeito Gilmar Olarte e pela primeira dama e presidente do Instituto, Andréia Olarte que passaram a mensagem de determinação aos jovens.

“Agora é aproveitar ao máximo o que será ensinado pra gente”, disse o jovem Ysa da Silva Souza, 15 anos. Ele está entre os 400 novos alunos e tem a expectativa de sair do Instituto Mirim para o mercado de trabalho. O pai Tadeu Barbosa de Souza garante que muita coisa vai mudar na vida do filho. “O Instituto Mirim promove mudanças e acredito que ele irá se desenvolver muito, aprendendo coisas novas”, disse Tadeu.

A novidade também fará parte da vida de Paulo César Vaz. Aos 15 anos, ele garante que entrar no Instituto Mirim será um marco na vida dele. “Eu não sei como será, mas tenho certeza de que sairei do Instituto melhor e pronto para o mercado de trabalho. Vou aprender atividades diferentes da escola e isso será muito bom”, assegurou Paulo César.

Novas amizades, conhecimentos que mudam o jeito de pensar e de agir e a esperança da experiência de trabalho. Essas são as expectativas dos mirins, entre eles os jovens Helton Ferreira e Karen Lara. Ambos começaram na turma de março deste ano e estão bastante empolgados com os conhecimentos em sala de aula, com os professores e com as novas amizades. “Tudo é novidade pra gente. Gostei muito da área de empreendedorismo, de fazer plano de negócio e de aprender a parte administrativa e contábil”, descreveu.

Aos 15 anos, Karen Lara ainda não sabe o que vai escolher como profissão, só sabe que deseja ir longe. “Aprendi coisas novas e adorei, entre elas amatemática comercial. A interatividade com os professores e as dicas que passam pra todos nós tem sido muito importante na minha vida”, disse. Outro ponto que ela considera importante é o investimento na melhoria do curso e da estrutura do Instituto Mirim. “A gente está vendo que está melhorando e nos sentimos importantes porque estamos sendo ouvidos”, comemorou.

Também felizes estão os integrantes da Banda Marcial do Instituto Mirim. Hoje, a banda conta com 100 integrantes. O jovem João Rafael Bondorim está há 7 anos na banda, dois anos após, a sua irmã Ana Vitória também passou a integrar a banda. “Eu adoro música e sei que a chance de ser profissional fica cada vez mais possível”, disse João Rafael.

 Ana Vitória garante que as muitas horas de ensaio e de dedicação não atrapalham os estudos e nem a vida pessoal, pelo contrário ajudam bastante. “A banda me deu um novo olhar para a música e para a minha vida. É um sonho realizado”, confessou a jovem.

Para o maestro da Banda, Marcelo Peres, a satisfação dos seus alunos reume o quanto seu trabalho é gratificante. Para ele, a valorização da banda e da dedicação desses jovens vem com pequenas atitudes que fazem toda a diferença, entre elas a chegada de um uniforme novo. “Eles se sentem respeitados, valorizados e são voluntários e não ganham pra participar. É o amor à musica que os movem”, concluiu.

Conteúdos relacionados