WhatsApp: Pacientes esperam seis horas para ser atendidos em unidades de saúde da Capital

Dois pacientes procuram a reportagem via WhatsApp para registrar demora de seis horas para serem atendidos em duas unidades de saúde da Capital na última segunda-feira (14). O primeiro leitor registrou em vídeo a UPA Universitário lotada e, segundo ele, só havia um médico clínico geral no posto. O leitor, que acompanhava a mulher, que […]

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Dois pacientes procuram a reportagem via WhatsApp para registrar demora de seis horas para serem atendidos em duas unidades de saúde da Capital na última segunda-feira (14).

O primeiro leitor registrou em vídeo a UPA Universitário lotada e, segundo ele, só havia um médico clínico geral no posto. O leitor, que acompanhava a mulher, que estava com infecção urinária e suspeita de pedra nos rins, conta que chegou às 10h30 e só foi atendido depois das 16h.

Outra leitora procurou o Midiamax para contar que, com gripe forte, febre e dor de garganta, ficou das 10h às 16h para ser atendida na UBS Tiradentes e reclamou da mesma coisa: o posto cheio de pacientes esperando e apenas um médico no local.

Sesau admite demora e nega falta de médicos

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) admitiu a demora nos atendimentos mas negou a falta de médicos nas unidades de saúde citadas acima. De acordo com a assessoria, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) as consultas são pré-agendadas. “As UBS não são de emergência, não faltou médico. Quando tem médico de licença é porque nenhum paciente agendou consulta”, explica a assessoria.

Sobre a UPA Universitário, a Sesau nega a falta de médicos e enviou escala mostrando que havia seis médicos pela manhã e seis pela tarde na segunda-feira.

“O paciente deve ter aguardado 6 horas por conta da classificação de risco. Não devia ser muito grave. As UPAs são para emergências.Se não for grave o morador deve marcar consulta na UBS mais próxima de sua casa”, indica a assessoria.

WhatsApp: Fale com os jornalistas do Midiamax

Um leitor enviou as imagens pelo WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.

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