Vírus que vazou dados de clientes da Target foi criado por adolescente
Um adolescente russo de 17 anos foi o responsável pelo vírus utilizado para vazar informações de clientes da varejista Target, de acordo com a consultoria de segurança IntelCrawler. Segundo o site ‘Gawker’, acredita-se que o adolescente não estava envolvido no ataque diretamente. Ele teria apenas desenvolvido o vírus e vendido o material. A IntelCrawler afirma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um adolescente russo de 17 anos foi o responsável pelo vírus utilizado para vazar informações de clientes da varejista Target, de acordo com a consultoria de segurança IntelCrawler.
Segundo o site ‘Gawker’, acredita-se que o adolescente não estava envolvido no ataque diretamente. Ele teria apenas desenvolvido o vírus e vendido o material. A IntelCrawler afirma ainda que o malware foi comercializado para pelo menos 40 grupos de criminosos, a maioria localizados no leste europeu.
A companhia de segurança diz ainda que o adolescente é famoso no ambiente virtual que os hackers e criminosos frequentam. O vírus, que recebeu o nome de BlackPOS, possui programação simples e não teria sido necessário investir muitos recursos para cria-lo, de acordo com a empresa.
Vazamento
Em dezembro de 2013, um ataque de cibercriminosos vazou dados de clientes da varejista Target. Estima-se que o total de usuários afetados esteja entre 70 e 110 milhões.
Foram roubadas informações como nomes, endereços, telefones, e-mails e números de cartões de crédito e débito. “Eu sei que é frustrante para os nossos clientes saber que essas informações foram roubadas. Nós realmente sentimos muito que eles tenham de enfrentar isso”, disse Gregg Steinhafel, executivo-chefe da Target, em um comunicado.
Relatos de cobranças indevidas cresceram desde que foi divulgada a quebra de segurança, disse um executivo de uma grande administradora de cartões à agência Reuters. Ele pediu para não ser identificado.
“A magnitude dos danos provavelmente não vai ser conhecida até o final de janeiro, quando os clientes receberem e examinarem suas faturas mensais e contatarem seus bancos”, disse o executivo.
A Target disse que os clientes não serão responsabilizados por custos de cobranças fraudulentas.
As procuradorias dos Estados de Nova York e Massachussets (EUA) anunciaram que vão lançar conjuntamente um inquérito nacional sobre a falha. “Consumidores de Nova York e em todo o país esperam e merecem que as empresas protejam suas informações pessoais quando compram em sites e em suas lojas”, disse à Reuters o procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
VÍDEO: sem horas extras de policiais penais, presídios já deixam de receber visitas
Conforme servidores, o vídeo demonstra a situação de apenas uma unidade
Ex-superintendente lutou com adolescente pra tentar se defender de ser assassinado: O que se sabe
Depois de entrar na casa, adolescente demorou cerca de 1h30 para matar Roberto Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.