Vaticano diz que relatório da ONU quer interferir em doutrinas da Igreja
O Vaticano afirmou nesta quarta-feira que estudará minuciosamente as críticas publicadas no relatório das Nações Unidas do Comitê da ONU sobre os Direitos da criança, mas denunciou que “em alguns pontos” há uma “tentativa de interferir nas doutrinas da Igreja”. O Comitê da ONU sobre os Direitos da Criança criticou hoje o Vaticano por nunca […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Vaticano afirmou nesta quarta-feira que estudará minuciosamente as críticas publicadas no relatório das Nações Unidas do Comitê da ONU sobre os Direitos da criança, mas denunciou que “em alguns pontos” há uma “tentativa de interferir nas doutrinas da Igreja”.
O Comitê da ONU sobre os Direitos da Criança criticou hoje o Vaticano por nunca ter reconhecido “a amplitude dos crimes” de abuso sexual contra crianças por parte de sacerdotes, e acusou o Estado católico de adotar “políticas e práticas que levaram à continuação de abusos e à impunidade dos responsáveis”.
Em seu relatório sobre o cumprimento da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança por parte da Santa Sé, o Comitê também afirma que o Vaticano não tomou “as medidas necessárias” para atender estes casos e proteger aos menores.
Um comunicado do escritório de imprensa da Santa Sé diz que “tomou nota” do relatório e que será “submetido a um minucioso estudo e análise no plenário a respeito da Convenção nos diferentes âmbitos apresentados pelo Comitê, segundo o direito e a prática internacional, e levando em conta o debate público que se manteve em 16 de janeiro (na sede da ONU em Genebra)”.
O texto acrescenta que a Santa Sé “lamenta ver em alguns pontos” do relatório “uma tentativa de interferir nas doutrinas da Igreja Católica sobre a dignidade das pessoas e no exercício da liberdade religiosa”.
No breve comunicado, o Vaticano reitera “seu compromisso para a defesa e proteção dos Direitos da Criança, de acordo com os princípios promovidos pela Convenção e segundo os valores morales e religiosos oferecidos pela doutrina católica”.
Por sua vez, o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, que está em Madri, disse após a publicação do relatório que o Vaticano enfrenta os casos de pedofilia na Igreja com uma “exigência de transparência” e “prova” disso é que nos próximos “dias ou semanas” explicará o funcionamento da comissão criada para prevení-los.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.