Uso de videogame ajuda pacientes com esclerose múltipla a evitarem quedas
Os jogos eletrônicos costumam ser associados a problemas de saúde, por estimularem o sedentarismo e, consequentemente, favorecerem a obesidade. Contudo, diversas pesquisas têm mostrado que os videogames podem servir de tratamento para reduzir sintomas de problemas cognitivos e motores, funcionando como fisioterapias mais lúdicas e menos exaustivas para os pacientes. Estudos já c…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os jogos eletrônicos costumam ser associados a problemas de saúde, por estimularem o sedentarismo e, consequentemente, favorecerem a obesidade. Contudo, diversas pesquisas têm mostrado que os videogames podem servir de tratamento para reduzir sintomas de problemas cognitivos e motores, funcionando como fisioterapias mais lúdicas e menos exaustivas para os pacientes. Estudos já comprovaram, por exemplo, que pessoas vítimas de AVC (acidente vascular cerebral) apresentaram melhoras depois de praticar a concentração em jogos que simulam uma corrida de carros, e outras tiveram a memória estimulada após abordagens semelhantes.
Agora, uma pesquisa feita na Itália sugere uma nova aplicação terapêutica para um popular videogame, o Wii Balance. Publicado no jornal científico Radiology, o estudo defende a aplicação da plataforma para ajudar pacientes com esclerose múltipla. Os responsáveis pelo trabalho observaram que praticar atividades com o jogo – no qual o usuário deve realizar movimentos específicos sobre uma plataforma – melhorou o equilíbrio de pacientes diagnosticados com a doença.
“As melhoras promovidas com o auxílio do videogame, por meio de tarefas repetitivas, podem reduzir o risco de quedas e, consequentemente, de traumas e fraturas”, afirma em um comunicado o líder do estudo, Luca Prosperini, da Universidade de Sapienza. O especialista lembra que o comprometimento do equilíbrio é um dos sintomas mais comuns e incapacitantes da esclerose múltipla, sendo a reabilitação física a melhor alternativa para manter essa habilidade do corpo.
Segundo a fisioterapeuta Sara Almeida, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), os resultados obtidos pela equipe italiana estão de acordo com um conhecimento que vem se acumulando sobre o uso dessas novas tecnologias em tratamentos de reabilitação. A própria especialista já utiliza os videogames em terapias. “O uso do Wii Balance, assim como de outras ferramentas alternativas, é bem válido e aplicável no processo de reabilitação para os pacientes de diferentes áreas, como na neurologia e na ortopedia. Esses dispositivos proporcionam ao paciente uma atividade lúdica e diferente do usual”, afirma.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.