Universidade desmente reunião com secretário e diz que só houve ‘conversa de corredor’
Funcionário público é suspeito de usar automóvel acautelado ao poder público para frequentar aulas em faculdade de Campo Grande. Ele admite que estava com o carro e alega que foi em agenda institucional ‘firmar convênio’ com a Unaes. Senad diz que MP deve investigar.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Funcionário público é suspeito de usar automóvel acautelado ao poder público para frequentar aulas em faculdade de Campo Grande. Ele admite que estava com o carro e alega que foi em agenda institucional ‘firmar convênio’ com a Unaes. Senad diz que MP deve investigar.
O Unaes (Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande) negou, em nota oficial, que houve reunião oficial da coordenação do curso de direito com o secretário estadual da Juventude, Jaber Cândido, na noite de quarta-feira (13). Segundo a nota, ocorreu apenas conversa informal entre aluno e coordenadora nos corredores, sobre possível parceria.
O secretário é acusado de utilizar carro apreendido de traficante e acautelado ao poder público para frequentar aulas na faculdade. A reportagem recebeu imagens do veículo no estacionamento da Unaes na noite de quarta-feira. Jaber admitiu que estava com o carro no local, e que é aluno da instituição, mas que estaria na faculdade apenas para ‘evento oficial’.
Nesta sexta-feira (15), o secretário estadual nomeado por André Puccinelli enviou nota de esclarecimento. Confira abaixo, na íntegra.
Eu, Jaber Cândido, Secretário de Estado Extraordinário da Juventude do Estado de Mato Grosso do Sul, visando demonstrar a transparência e a lisura no que tange à utilização devida de toda estrutura da plataforma governamental ora disposta para atender as políticas públicas de juventude do Estado de Mato Grosso do Sul, diante da exposição da reportagem originalmente publicada no jornal eletrônico Midiamax na data de 14/08/2014, reafirmo que o veículo citado foi utilizado em função de agenda institucional, conforme pode-se apurar junto ao Diretório Central dos Estudantes, bem como da Coordenação do Curso de Direito da instituição de ensino referida na mesma reportagem.
Em tempo, registro que já nos colocamos à inteira disposição dos órgãos competentes para esclarecimentos acerca da utilização do bem público em questão.
O caso
Universitários afirmam que o secretário estaria usando o carro para frequentar as aulas no período noturno em faculdade particular de Campo Grande. Foram feitas fotos que mostram o automóvel Hyundai I30 preto, de placas NQE-7772, no estacionamento da instituição na noite de quarta-feira. Ele nega, mas admite que é acadêmico no local.
Na secretaria, o assessor Marcos Silva confirmou que há automóveis acautelados sendo utilizados pela equipe, e que o carro flagrado ainda estaria com as placas originais.
‘Qualquer hora’
Apesar da explicação, Jaber também disse que usa o carro porque, como todos os secretários de Estado, ‘não tem horário de trabalho definido’ e pode ser convocado a qualquer hora. “Os secretários trabalham interinamente. Então, a qualquer horário, está a serviço”, disse Cândido.
O MPE afirma que o artigo 37 da Constituição Federal e o artigo 312 do Código Penal proíbem que o patrimônio público seja utilizado em atividades particulares e que os alunos devem fazer uma denúncia formal para que o caso seja investigado.
No entanto, a Senad informou que cabe ao Ministério Público o acompanhamento e fiscalização de como os veículos acautelados são utilizados nos órgãos para os quais são entregues.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.