Um ano depois de aprovada na Uems, menina de 13 anos passa na UFMS
A adolescente Letícia Yumi Herculano Togoe, de 13 anos, que no ano passado foi aprovada na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), sendo a mais nova no estado a conseguir esse feito, passou agora na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no curso de Letras – habilitação Português/Espanhol. Letícia recém iniciou […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A adolescente Letícia Yumi Herculano Togoe, de 13 anos, que no ano passado foi aprovada na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), sendo a mais nova no estado a conseguir esse feito, passou agora na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no curso de Letras – habilitação Português/Espanhol.
Letícia recém iniciou o 1º ano do ensino médio, já fez duas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e inscrita no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) conseguiu uma vaga no ano passado em Pedagogia e agora em Letras. Mas a menina não pretende entrar na universidade neste momento, “eu quero fazer todas as séries da escola, pois estou me preparando para medicina”, disse.
O sonho de ser médica veio da admiração que tem, desde a infância, pelo pediatra, Eldecastro Sevilha, que chamava carinhosamente de ‘doutor Ervilha’. “Quero fazer medicina para ajudar as pessoas, acho muito interessante a profissão”, contou a menina.
Ela pretende cursar medicina na Universidade de São Paulo (USP) ou nos Estados Unidos, na Universidade Harvard. Para isso ela estuda inglês e japonês, mas sua mãe, Marli Togoe, disse que a adolescente não é forçada a estudar, “ela é uma menina normal, é dela o sonho de fazer medicina e nós apoiamos”.
Letícia Togoe não fez cursos extras e achou a prova do Enem um pouco mais difícil que a do ano passado, “acho que tenho que melhorar em química, pois as questões são mais complicadas, tenho mais facilidade em geografia e história”.
A garota aprendeu japonês nos três anos em que morou no Japão, dos seus 7 aos 10 anos, porém não pretende voltar para lá, “faço o curso para não esquecer a língua, os lugares lá são muito legais, mas prefiro o Brasil”. Ela nasceu no Japão e depois veio para Dourados, atualmente mora em Campo Grande com seus pais.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.