TSE veta propaganda do PSB feita com imitador de Lula

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu, em decisão liminar, a veiculação de propaganda eleitoral no rádio com suposta simulação da voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em apoio à candidata à Presidência, Marina Silva (PSB), e ao candidato ao Senado pelo estado de Goiás, Aguimar Jesuíno, também do PSB. A decisão foi divulgada […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu, em decisão liminar, a veiculação de propaganda eleitoral no rádio com suposta simulação da voz do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em apoio à candidata à Presidência, Marina Silva (PSB), e ao candidato ao Senado pelo estado de Goiás, Aguimar Jesuíno, também do PSB. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (1º).

Segundo o ministro do TSE, Herman Benjamin, a coligação Com a Força do Povo entrou com representação alegando que o programa no rádio do candidato Aguimar tem veiculado peças publicitárias feitas por um imitador de Lula, onde simula declarações dele em apoio à candidatura de Marina e de Aguimar. Para a coligação, a imitação tem como objetivo confundir o eleitor, já que o ex-presidente petista apóia a candidatura da atual presidente Dilma Rousseff (PT).

De acordo com a representação, a propaganda foi ao ar no dia 27 de agosto às 7 horas e 21 horas, e no dia 29, às 12 horas. O PT possui candidatura própria ao Senado em Góias.

O ministro citou, em sua decisão, outro caso deliberado recentemente pelo ministro Tarcísio Vieira, que determinou que o Google retirasse do YouTube vídeo supostamente montado com a finalidade de confundir o eleitor. Segundo Benjamin, o caso veicula “mensagem imprópria para a correta formação do juízo político do eleitor, considerada a informação propagada a respeito da mudança do posicionamento do ex-presidente Lula em apoio à candidata à presidência, Marina Silva”.

A decisão também estabeleceu multa diária pelo descumprimento da ação.

Conteúdos relacionados