TSE: 55 candidatos e 496 eleitores são detidos por crime eleitoral

Último boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que houve 1.662 ocorrências até as 14h10 deste domingo. Cinquenta e cinco candidatos foram detidos por crime eleitoral, principalmente boca de urna, transporte e alimentação ilegais de eleitores. Outros 496 eleitores também foram presos. Outros 209 candidatos e 902 eleitores foram autuados por cometer irregu…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Último boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que houve 1.662 ocorrências até as 14h10 deste domingo. Cinquenta e cinco candidatos foram detidos por crime eleitoral, principalmente boca de urna, transporte e alimentação ilegais de eleitores. Outros 496 eleitores também foram presos.

Outros 209 candidatos e 902 eleitores foram autuados por cometer irregularidades, mas não chegaram a ser presos.

De acordo com o TSE, até o mesmo horário, 3.122 urnas foram substituídas, o que equivale a 0,72% do total. A votação em cédulas de papel ocorre em dois municípios: Santa Antônia, no Rio Grande do Norte, e Jaguaré, no Espírito Santo.

Os estados que registraram mais problemas com propaganda irregular foram Amapá (31 ocorrências), Rio de Janeiro (18), Maranhão (16) e Mato Grosso do Sul (14).

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, lembrou que os candidatos têm direito a visitar seções e conversar com os eleitores, e que isso não pode ser confundido com boca de urna. “Nessas situações, o que o candidato não pode fazer é pedir votos”, disse. “De modo geral, nenhuma ocorrência significativa aconteceu. Apenas [situações] corriqueiras”, acrescentou o ministro.

Conteúdos relacionados