TRE sorteia urnas paralelas e oficializa sistema de totalização de resultados neste sábado
As urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação paralela, no segundo turno, no domingo (26), serão sorteadas no sábado (25), às 9 horas, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). O procedimento, que é acompanhado por uma empresa de auditoria contratada, será realizado pela Comissão de Votação Paralela, composta por […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação paralela, no segundo turno, no domingo (26), serão sorteadas no sábado (25), às 9 horas, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).
O procedimento, que é acompanhado por uma empresa de auditoria contratada, será realizado pela Comissão de Votação Paralela, composta por servidores do TRE e presidida pelo Juiz Paulo Afonso de Oliveira.
Serão sorteadas duas urnas – uma de Campo Grande e outra do interior -, que estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas nas eleições de domingo. As urnas sorteadas são retiradas do local de onde se encontram e substituídas por outras, as quais serão carregadas com os dados oficiais das urnas sorteadas.
Votação Paralela
A votação paralela é um mecanismo da Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Trata-se de um sistema de auditoria das urnas eletrônicas, aberto à imprensa e à sociedade civil, que serve para confirmar o funcionamento correto dos seus programas, bem como a exata captação e contabilização do voto pela urna eletrônica.
O procedimento ocorre no mesmo dia e horário oficial da votação e é acompanhado por representantes de partidos políticos, da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), do Ministério Público, além de fiscais que verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital.
Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.
Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante, com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde exatamente à escolha de quem votou.
Sistema de Totalização dos Resultados
Também neste sábado será oficializado o Sistema de Totalização dos Resultados para o segundo turno da eleição. O procedimento vai acontecer ao meio-dia, no plenário do TRE-MS.
O Sistema Gerenciamento TRE é o software responsável por acompanhar a transmissão e apuração de cada seção no Estado, informando a situação dos Boletins de Urna, tais como “Não recebido”, “Recebido”, “Apurado” ou “Impugnado”. O software também realiza a totalização dos votos e a emissão dos relatórios relativos ao percentual de votos apurados, candidatos eleitos, distribuição de vagas, entre outros.
A oficialização será realizada pelos membros da Comissão Apuradora das Eleições, Desembargador João Maria Lós, Presidente do TRE-MS, e os Juízes Eleitorais, Dr. Heraldo Garcia Vitta e Telma Valéria da Silva Curiel Marcon.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.