Taliban invade distrito afegão perto da capital; 100 mortos
Centenas de combatentes do Taliban invadiram um distrito estratégico em uma província afegã não distante da capital, matando dezenas de pessoas em cinco dias de combate, e podem capturar a área, disseram autoridades nesta sexta-feira. O governo da província de Ghazni perdeu contato com a polícia no distrito de Ajrestan, no oeste da província, de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Centenas de combatentes do Taliban invadiram um distrito estratégico em uma província afegã não distante da capital, matando dezenas de pessoas em cinco dias de combate, e podem capturar a área, disseram autoridades nesta sexta-feira.
O governo da província de Ghazni perdeu contato com a polícia no distrito de Ajrestan, no oeste da província, de acordo com Asadullah Safi, sub-chefe de polícia da área.
Ghazni fica a sudoeste da capital. A principal rodovia ligando Cabul ao sul do Afeganistão, onde o Taliban tem feito avanços nos últimos meses, passa por dentro da província.
“Se não houver ajuda urgente do governo central o distrito vai desmoronar”, disse Safi.
A batalha por Ajrestan ilustra os graves desafios enfrentados pelo novo governo do Afeganistão e as forças de segurança para proteger território, à medida que as tropas estrangeiras de combate se preparam para deixar o país no fim do ano.
Confrontos pesados permaneciam ocorrendo nesta sexta-feira em Ajrestan. Safi disse que um suicida em um carro-bomba atacou um posto policial na véspera do dia em que as autoridades provinciais perderem totalmente o contato com o distrito.
O ataque que envolveu cerca de 700 combatentes do Taliban começou há cerca de cinco dias, e os primeiros relatos informam que mais de 100 pessoas foram mortas, incluindo 15 que foram decapitadas por militantes, de acordo com o vice-governador da província, Ahmadullah Ahmadi.
Os militantes têm se concentrado em recuperar áreas importantes de produção de ópio, como a província de Helmand, no sul, e áreas onde tradicionalmente têm apoio, como a província de Kunduz, no norte.
O controle do distrito de Ajrestan, a cerca de 200 quilômetros de Cabul, poderia garantir ao Taliban um ponto de lançamento de ataques para duas províncias vizinhas e ao longo da via crucial que conecta a capital à segunda maior cidade do Afeganistão, Kandahar, no sul.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.