Sistema Elétrico Nacional ‘corta’ energia em cidades de MS sem explicar motivos

Seis municípios de Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, ficaram sem energia elétrica entre as 13h03 e 14h03 desta terça-feira (4). A interrupção foi causada por um corte do fornecimento determinado pelo Operador Nacional do Sistema do Sistema Elétrico (ONS), órgão ligado à Eletrobrás, companhia estatal que regula o setor no País. Na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Seis municípios de Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, ficaram sem energia elétrica entre as 13h03 e 14h03 desta terça-feira (4). A interrupção foi causada por um corte do fornecimento determinado pelo Operador Nacional do Sistema do Sistema Elétrico (ONS), órgão ligado à Eletrobrás, companhia estatal que regula o setor no País.

Na área de concessão da Enersul, que opera no Estado, o desligamento representou um corte de 14% do volume distribuído. Diante disso, no período de uma hora, ficaram sem energia elétrica as cidades de Miranda, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana e Anastácio.

Em Campo Grande, apenas 3% da área atendida pela empresa sofreu problemas, com concentração nos bairros da região oeste, na Saída para Sidrolândia.

Veja a nota publicada pelo ONS:

Nota à Imprensa (04/02/2014)

Atuação de esquema de emergência reduz efeito de ocorrência no SIN.

Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas. 

Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis.

Assessoria de Planejamento e Comunicação

Operador Nacional do Sistema Elétrico

Conteúdos relacionados