Sejusp discute estratégias de combate ao crime no sul do Estado

Na manhã desta terça-feira (5), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini reuniu no gabinete da Sejusp o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Valter Godoy Rojas, diretor-executivo do GGI-FRON (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira), coronel José Martins Ferreira e Issrido Cabanha, comandante no Comando de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na manhã desta terça-feira (5), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini reuniu no gabinete da Sejusp o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Valter Godoy Rojas, diretor-executivo do GGI-FRON (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira), coronel José Martins Ferreira e Issrido Cabanha, comandante no Comando de Policiamento da Área 1 da PM, que abrange todo o Cone Sul, para discutir estratégias de combate ao crime na região Sul, especialmente em Ponta Porã.

O secretário pediu aos representantes da Polícia Militar continuidade, por tempo indeterminado em todas as ações policiais que foram intensificadas no município desde a última sexta-feira (1º), com policiamento ostensivo, abordagens veiculares e pessoais, blitz e cumprimento de mandados de prisão. “Precisamos de uma atenção especial na recaptura de foragidos da Justiça e no cumprimento de mandados de prisão”, enfatizou Jacini.

A ação que visa combater os crimes que mais impactam a sociedade, que são aqueles cometidos contra a vida e o patrimônio, conta com reforço no efetivo de homens do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), da Polícia Militar dos municípios de Dourados, Fátima do Sul e Campo Grande, do BPChoque (Batalhão de Polícia Militar de Choque) e da Força Nacional de Segurança.

“A partir de agora iremos incluir também a Polícia Civil nas operações a serem realizadas em Ponta Porã, através das delegacias especializadas como o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos), por exemplo”, afirma o secretário, destacando ainda que a ação tem múltiplos focos.

Também participa da ação a Secretaria Municipal de Segurança de Ponta Porã. Na próxima sexta-feira (8), o secretário Jacini irá a cidade para acompanhar de perto as ações, fazer um balanço parcial das operações e participar de reuniões com comerciantes e representantes de entidades de classe.

A ação realizada em Ponta Porã faz parte do programa de redução da criminalidade do governo do Estado, através do Programa MS Forte Segurança, que tem com meta quedas entre 6% e 8% nos índices criminais em todos os municípios do Estado.

De acordo com o secretário Jacini, em praticamente todas as cidades a redução na criminalidade está dentro do estabelecido. “Apesar dos números registrados em Ponta Porã estarem em curva descendente, vindo em uma redução constante, ainda há registros rotineiros de furtos e roubos, por exemplo, e o objetivo é reduzi-los ainda mais”, afirma o secretário.

No último fim de semana, por exemplo, nenhum roubo ou furto foi registrado no município, de acordo com os números registrados pelo Banco de Dados Único e acompanhados diariamente por equipes da Sejusp.

Conteúdos relacionados